WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inseminação artificial é biotecnologia também usada nos suínos

Com a inseminação artificial, diminui-se o número de reprodutores e se promove melhorias na genética da criação

 

O sucesso da inseminação pode chegar a 90%.

 

Atualmente, a inseminação artificial atinge quase todos os rebanhos tecnificados, e na criação de suínos não é diferente. Essa biotecnologia trabalha com a relação de um macho para cada 100 fêmeas. O processo para retirada do sêmen exige paciência e é um treinamento feito todos os dias durante 20 min, até que os animais se acostumem com o local e o manequim de metal.

Pode-se levar até um mês para que ele se habitue ao ambiente da monta. A veterinária da USP, Simone Kitamura, diz que a higienização é o primeiro passo exigido antes da coleta. “A higienização é feita para evitar a contaminação do sêmen. No orifício, você vai introduzir a água. A água lava e você esvazia. Você faz esse procedimento até perceber que a água sai translúcida e praticamente sem odor”, explica.

É necessário que a dose inseminante seja de boa qualidade e que a mão-de-obra seja especializada para que, com a inseminação artificial, sejam alcançados altos índices de fertilização. O sêmen é constituído pelos espermatozoides e pelas secreções das glândulas anexas. Um volume de 250 ml possui uma concentração de 30 bilhões de espermatozoides. A ejaculação dos suínos é mais demorada do que a de animais como o boi e cavalo e é importante esperar até o fim para coletar um bom material.
   
Depois da coleta do sêmen, a próxima etapa acontece no laboratório. De acordo com o professor Paulo César Brustolini, no curso Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as doses avaliadas e processadas são conservadas a 17ºC, por três a quatro dias, em diluentes. Essas doses inseminantes apresentam  três bilhões de espermatozoides em 100 ml e para inseminar uma porca, são necessário três dessas doses em intervalos de 12 horas”.

A coleta de sêmen nos adultos é de duas vezes na semana enquanto nos jovens, animais com até um ano de idade, a recomendação é uma vez por semana. Com a inseminação artificial, diminui-se o número de reprodutores e se promove melhorias na genética da criação. Se tudo for feito direitinho, o sucesso da inseminação pode chegar a 90%.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marta arcanjo martir

6 de dez de 2013

É normal que as leitoas retorne cio após a inseminação artificial? O semêm é jogado dentro do útero então deveria produzir e não retornar? o que me diz disso

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez de 2013

Olá, Marta!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure um médico veterinário para mais informações de como proceder na inseminação artificial de suínos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

sergio maia

13 de jun de 2012

Gostei muito da pequena matéria na net. Mas preciso de livros para me especializar mais. Eu preciso de livros e os preço deles do assunto acima anunciado,se for atendido ficarei muito grato....

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jun de 2012

Olá, Sérgio!

Nossas consultoras entrarão em contato em breve.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Sergio Maia

11 de jun de 2012

Muito interessante tudo que vi e li por aqui. Pretendo aprofundar mais meus estudos, por tudo isso.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jun de 2012

Olá, Sérgio!

Agradecemos seu comentário e ficamos felizes por saber que gostou da matéria.

Atenciosamente,

Natália Parzanini

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!