Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Grãos para ração secos com método alternativo

O sistema utiliza a luz solar para fazer a secagem dos grãos a baixa temperatura, evitando, assim, a quebra da camada protetora

Por secarem a temperatura baixa, os grãos não trincam, nem perdem a cor, e têm o volume pouco reduzido.

A alimentação é responsável por 70% dos custos de produção de animais e exige muita atenção dos criadores. A qualidade dos grãos utilizados na ração de suínos e aves, por exemplo, é um fator de fundamental importância na nutrição desses. Quando preparada na propriedade, precisa de cuidados especiais.

Para se ter uma ideia, de acordo com o professor Paulo César Brustolini, no curso Manejo de Leitões, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “em uma granja estabilizada de ciclo completo, para cada porca do plantel produzindo 20 leitões ao ano, terminados até os 105 kg de peso de abate, é necessário dispor de 7.000 kg de ração com um gasto médio de 240 kg de núcleo, 5.260 kg de milho e 1.500 kg de farelo de soja”.

Em atenção a essa necessidade, a Embrapa e a Emater/RS desenvolveram um secador de leito fixo. O mesmo utiliza um coletor solar que funciona como armazenador de energia para o aquecimento do ar.

O sistema utiliza a luz solar para fazer a secagem dos grãos a baixa temperatura, evitando, assim, a quebra da camada protetora e, consequentemente, o desenvolvimento de fungos e infestação de bichos. Outra vantagem é que o produtor não precisa acompanhar o processo de secagem.

Além disso, por secarem a temperatura baixa, até 10ºC acima da temperatura ambiente, os grãos não trincam, nem perdem a cor, e têm o volume pouco reduzido.


Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!