
O pecuarista que pretende melhorar a eficiência reprodutiva tem de trabalhar para aumentar os números de vacas gestantes, de nascimento e de animais desmamados ao ano.
A associação da IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo, com a estação de monta traz grandes vantagens para a atividade pecuária. Isso porque as duas técnicas se completam. A IATF com a possibilidade de racionalizar a aplicação da inseminação artificial, e a estação de monta com o benefício de otimizar o manejo reprodutivo na propriedade em vários aspectos.
Para começar a discutir essa relação, vale a pena pensar que qualquer pecuarista que pretenda melhorar a eficiência reprodutiva de seu rebanho, com relação ao manejo reprodutivo, tem de trabalhar para aumentar os números de vacas gestantes, de nascimento e de animais desmamados ao ano.
O sistema de monta natural, em que o touro permanece o tempo todo com as vacas, carrega consigo uma série de problemas, sendo que o maior deles é que os nascimentos também vão se distribuir ao longo de todo o ano. As crias que nascem durante a estação das chuvas serão prejudicadas em seu desenvolvimento, principalmente por causa da incidência de doenças e parasitas.
“Mas não é apenas o efeito em relação à época de nascimentos dos bezerros que esse tipo de manejo acaba causando. Tem também como consequência a redução da fertilidade das matrizes, dificuldades no controle zootécnico, dificuldades na adoção de um programa de melhoramento genético e problemas de manejo de reprodutores”, informa o professor de obstetrícia e biotécnicas da reprodução, Dr. Luís Fonseca Matos, no curso Inseminação Artificial em Bovinos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A adoção da estação de monta, portanto, tem aspectos positivos em muitos fatores importantes da bovinocultura, como o aumento do desempenho reprodutivo dos machos e fêmeas, a influência positiva no desenvolvimento dos bezerros e a facilidade do gerenciamento do rebanho. Por tudo isso, a estação de monta tornou-se uma técnica indispensável para o avanço da pecuária, e é usada em praticamente 100% das propriedades que alcançam sucesso na atividade.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.