WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Embrapa apresenta húmus líquido como fertilizante mais ecológico

O novo fertilizante é composto principalmente por húmus de minhoca, porém seu diferencial é a adição de água

O líquido pode ser aplicado em hortaliças via sistema de irrigação.

A Embrapa Clima Temperado e outras unidades do Sul do Brasil apresentaram, na Expointer 2010, o destaque em ciência e tecnologia para o setor agropecuário. O húmus líquido foi exposto ao público na edição do evento em Esteio, Rio Grande do Sul.

O pesquisador responsável, Gustavo Schiedeck, diz que a utilização de adubos orgânicos alternativos com alto valor nutricional e biológico é uma das principais demandas dos horticultores que optam por uma produção de base ecológica. O novo fertilizante é composto principalmente por húmus de minhoca, porém seu diferencial é a adição de água na substância.

O líquido pode ser aplicado em hortaliças via sistema de irrigação, através do tuboventure, equipamento que o mistura à água. Outro aspecto favorável à sua utilização é a reutilização do material obtido após a filtragem de suas partículas finas, pois, mesmo contendo menos nutrientes do que o original, ainda possui eficácia significativa.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fabrício Rossi, no curso Criação de Minhocas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a adubação com húmus promove muitas vantagens. “O solo alcança uma melhor estrutura, pois aumenta sua capacidade de retenção de água da chuva e diminui a enxurrada. O húmus fomenta a compactação, alcançado maior aeração e enraizamento. Também fornece elementos essenciais como nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e alguns micronutrientes, além de solubilizar alguns metais essenciais ou tóxicos às plantas, diminuindo o efeito nocivo”.

Os benefícios para o solo são muitos, inclusive com relação a doenças, pois reduz ou até mesmo as elimina, pela ativação de micro-organismos que favorecem o crescimento e desenvolvimento da planta. Esse aumento da atividade microbiana permite, também, o aumento da flora e da fauna.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luiz Augusto

23 de out de 2018

Boa tarde, tenho interesse nessa materia, pois, gostaria de mas informações possiveis de como produzir, comercializar, piblico alvo, enfim tudo que puder me informar.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out de 2018

Olá Luis,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!