
Dados levantados pelo Projeto Barômetro dos Orgânicos, responsável por mapear o perfil de consumo dos gaúchos, mostram que no último ano cerca de 40% das pessoas mudaram seus hábitos alimentares, buscando incluir os orgânicos em sua alimentação. Dois fatores contribuíram em peso para essa alteração comportamental: o bem que os orgânicos faz à saúde, por serem mais saudáveis, livres de agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos, transgenia, aditivos e pesticidas químicos e o fato de seu consumo estar disseminado entre a população do Estado.
Frutas, hortaliças e vegetais orgânicos, por serem mais acessíveis aos consumidores, estão mais presentes na mente dos consumidores e nos seus hábitos de consumo. O que explica isso? Talvez o fato de esses alimentos orgânicos já possuírem um mercado mais desenvolvido, com número maior de fornecedores e canais de distribuição mais consolidados, podendo serem encontrados em várias cidades. Os supermercados e as feiras de produtores são apontados como os principais locais onde são encontrados alimentos orgânicos. Conforme buscam por uma alimentação mais saudável, os consumidores gaúchos de alimentos orgânicos descobrem outros locais de comercialização, estando inclusive dispostos a ir a lugares alternativos para adquiri-los.
Os motivos que explicam essa ávida necessidade de consumo são vários: percepção de que os orgânicos são mais saudáveis; o desejo de consumir um alimento sem pesticidas e conservantes químicos, evitar o risco de doenças associadas ao consumo de agrotóxicos; melhoria da qualidade de vida e longevidade.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Terra.com.br
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.