Cultivar rosas implica no conhecimento de métodos e técnicas, além dos cuidados rotineiros necessários à saúde da planta e obtenção da floração. É comum o surgimento de doenças em uma plantação de rosas, portanto, fique atento! Conheça as características e o controle das principais doenças da roseira que o professor José Geraldo Barbosa do Curso CPT de Como Produzir Rosas separou para você.
Murcha dos Botões, Mofo dos Botões, Mofo Cinzento
Caracteriza-se pela não abertura dos botões florais, que tomam a cor cinza-marrom, típica de tecido seco, e persistem na planta até que entrem em decomposição. Abrindo-se os botões atacados, nota-se a presença de filamentos esbranquecidos, as hifas do fungo. O fungo é favorecido pela alta umidade.
Controle: Remoção dos botões atacados, eliminação de restos culturais e pulverizações com produtos químicos.
Ferrugem
Ataca as folhas e as hastes. Nas folhas, as pústulas amarelas são vistas na face dorsal, podendo ocorrer com grande intensidade, causando grande desfolha. Na face ventral da folha são vistas apenas manchas claras, correspondendo às pústulas.
Controle: Pulverizações com produtos químicos.
Míldio ou Pinta Roxa
Ataca partes novas, tais como: botões, hastes e folhas, caracterizando-se pelo aparecimento de manchas de cor marrom e bordos angulosos. Nas folhas, a doença é observada inicialmente na face ventral, e, posteriormente, nas duas faces causando grande desfolha. A doença é favorecida pela alta umidade e temperaturas baixas, com grande incidência nos meses de abril a junho.
Controle: Pulverizações com produtos químicos.
Mosaico da Roseira
Doença virótica caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas, em forma de zigue-zague, na superfície das folhas, tanto novas como velhas. Causa depauperamento geral da planta. Transmite-se pela enxertia ou pela podas, razão pela qual não se deve deixar plantas com mosaico entre as utilizadas como matrizes e no roseiral.
Controle: Desinfecção do material de trabalho e eliminação das plantas afetadas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura.
Por: Paula Tibúrcio
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Deiguimar Pagotto Martins
28 de abr. de 2022N vendo,só gosto de rosas....a minha tá c folhas novas c pontas secas e enrugadas como se fosse sem água,mas solo tá úmido....pq seria?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de mai. de 2022Olá, Deiguimar! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Observe se você não está regando em excesso suas rosas.
Assim como o solo compactado irá provocar pontas queimadas. Quando regamos demais, pode causar pontas secas nas plantas.
Abraço!
Renato Rodrigues.

Maria Regina Moreira Rosa Sande
8 de out. de 2017Comecou apenas por amor as rosas e as plantas , mas agora passou a ser também uma fonte de renda para mim e minha familia , por isso mesmo gostaria de fazer algum curso e me preparar melhor para o mercado. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de out. de 2017Olá, Maria.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

IRIS APARECIDA MARTINS
24 de mar. de 2013Sou apaixonada por rosas.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2013Olá, Iris!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos