
Por exigir delicadeza e dedicação nos cuidados, muitas pessoas adotam a orquídea como verdadeira terapia. Foto: Deviantart.
As orquídeas são conhecidas pela beleza única, mas também por serem bastante sensíveis e de difícil manutenção. Apesar da dificuldade no cuidado, elas surpreendem pela resistência. A maioria delas pode sobreviver mesmo depois que estiverem completamente secas por fora. Algumas chegam a durar décadas.
Por exigir delicadeza e dedicação nos cuidados, muitas pessoas adotam a orquídea como verdadeira terapia e garantem que pode ser muito relaxante. Por serem bastante resistentes, as orquídeas são ideais para serem cultivadas em casa, desde que recebam luz e água na quantidade adequada. Para cuidar delas, o ideal é perguntar o tratamento específico para cada espécie no próprio local onde forem compradas.
No entanto, de um modo geral, elas precisam de água diariamente, ou a cada dois dias, em quantidade moderada. Algumas espécies já se adaptaram ao sol, mas o melhor mesmo é colocá-las em um lugar com sombra e que seja iluminado apenas pelos raios de sol do entardecer.
É importante adubar as orquídeas sempre, em pequenas quantidades, diretamente no substrato ou então diluído em água e borrifado nas folhas. A adubação deve ser feita pelo menos uma vez por mês, mas com um intervalo de no mínimo duas semanas. As flores também precisam ser podadas sempre, retirando partes secas ou doentes.
Antes de comprar uma espécie de orquídea em uma floricultura, ou casa especializada, certifique-se de que o local está autorizado a comercializá-las e de que elas são originárias de estufas. A retirada delas da natureza é crime, sujeito às mesmas leis que protegem outros produtos florestais, como madeira, lenha e carvão. Essa medida serve para proteger as mais de 3.500 espécies brasileiras, todas ameaçadas de extinção.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Priscilla cristiane infanger
3 de dez. de 2021Oi amo orquideas mas nao consigo e nao sei como cuidar delas gostaria de aprender

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jan. de 2022Oi, Priscila! Tudo bem?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site!
O CPT possui um Curso de Cultivo de Orquídeas, você descobrirá tudo o que você precisa saber para ter sucesso com as orquídeas e ensinar os segredos das técnicas da produção de plantas de qualidade.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso.
Abraço!
Lorena

jeane borges cardim
18 de set. de 2020Foi muito útil as dicas muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de set. de 2020Olá, Jeane
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Izidio noronha
25 de jun. de 2020Obrigada pela dica. Mais quero saber qual o adubo que e misturado na água.

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jun. de 2020Olá,Izidio
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O CPT disponibiliza na área o curso: Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby que auxiliará você na questão.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Dioclecia Souza Martins da Silva
19 de jun. de 2020Devo borrifar a orquídea com o que só água mesmo ou tem outras coisas que posso usar no borrifador?

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2020Olá,Dioclecia
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
É importante adubar as orquídeas sempre, em pequenas quantidades, diretamente no substrato ou então diluído em água e borrifado nas folhas.
Atenciosamente,
Erika Lopes