WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça as aliadas da memorização e do aprendizado

Atenção, concentração, observação e técnicas são parceiras no desenvolvimento da memória

 

A atenção é mais voltada aos estímulos relacionados aos interesses e valores pessoais.

 

A memorização é a base de todo o processo de aprendizado, acompanhada da inteligência. Por esta ser uma capacidade elástica, quanto mais exercitada, melhor  é a qualidade da resposta. Da mesma forma é a memória e, para que essa funcione de forma eficiente, alguns fatores devem ser aprimorados.

A atenção é grande amiga da memória. Ela age como uma “peneira", selecionando o que vai ser observado. A atenção é mais voltada aos estímulos relacionados aos interesses e valores pessoais. Para obter melhores resultados de memorização, deve-se buscar interesses diversos, como aprender música, fazer teatro, estudar outras línguas e praticar esportes.

De acordo com o professor Dr. Marcos Antônio Barbosa, no curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “outra parceira no desenvolvimento da memória é a concentração, que é a aplicação intensa da inteligência em um assunto.  Para exercitá-la, você deve buscar um ambiente que ofereça o mínimo de apelo com relação ao estímulo a ser memorizado. Lembrando que a postura relaxada também auxilia no grau de  concentração”.

Outras ferramentas, como a observação e técnicas, também se destacam como aliadas ao processo de memorização. As técnicas auxiliam nos estímulos. Algumas pessoas as rejeitam por classificá-las como artificiais e tecnológicas. Na verdade, todos lançam mão delas automaticamente no dia a dia, usando rimas, imagens associadas e recodificação. Um exemplo claro disso é conhecer uma pessoa com mesmo nome do filho, não dá para esquecer.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mikael

20 de mar. de 2012

Oie, gostaria de saber se você tem modelos de visualização infantil. Desde já, agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mar. de 2012

Boa tarde, Mikael!

Obrigada pelo seu comentário no nosso site!

Estimular o desenvolvimento social e cognitivo das crianças é mais fácil do que a gente imagina. Pais e professores podem obter ótimos resultados com atitudes simples e rotineiras para incentivar a criatividade e o raciocínio dos pequenos. Brincadeiras focadas no teatro, por exemplo, auxiliam sua formação pessoal e intelectual. O teatro é uma das atividades responsáveis por estimular o cérebro das crianças. Realidade e fantasia se mesclam para ajudá-las a resolver problemas, compreender pessoas e situações, bem como para ajudá-las a definir sua identidade.

O CPT – Centro de Produções Técnicas tem alguns cursos focados em atividades que são importantes ao longo do desenvolvimento da criança. Alguns deles são: Teatro na Educação Infantil, Educação Infantil: Formação Pessoal e Social e Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura. Alguns dos nossos artigos e notícias também tratam desse tema: Brinquedos com sucata e dobradura enriquecem a atividade escolar, Literatura infantil e contação de histórias para criar novos leitores e Teatro na educação infantil: o desenvolvimento de uma expressão ampla.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?