WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cama de frango é incentivada como adubo orgânico

Emater, Mapa e Embrapa estão analisando, além dos benefícios para as plantas, a questão da fertilidade do solo

Cama de frango é incentivada como adubo orgânico   Artigos CPT

Em 2009, o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou uma instrução normativa com punições severas para o produtor que fizer uso da cama de frango na alimentação do rebanho. Para desestimular a prática e dar alternativas de renda ao avicultor que comercializava esse subproduto das granjas, a Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e a Embrapa Milho e Sorgo estão incentivando a aplicação da cama de frango como adubo de lavouras, principalmente do milho.

"A cama de frango contém vários nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio em quantidades interessantes e que podem ser prontamente disponibilizados para as plantas", explica o coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, Walfrido Machado Albernaz. Além dos benefícios para as plantas, as instituições de pesquisa estão analisando a questão da fertilidade do solo. A cama de frango possui matéria orgânica que o adubo químico não possui.

 

A cama de frango contém vários nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio.

De acordo com Patrícia Tristão, tutora do Portal de Informação do CPT – Centro de Produções Técnicas, “o Mapa proibiu o uso desses subprodutos avícolas para evitar a contaminação do rebanho com doenças como a da vaca louca e botulismo. Trabalhar isso como adubo é promover economia para o produtor, já que o custo com a adubação convencional é superior e a produtividade é a mesma”.

A cama de aviário ou cama de frango é constituída de dejetos, penas, resíduos de ração e outros que ficam acumulados no piso das granjas. Há também os dejetos de suínos, sangue e derivados, farinha de sangue, de carne e ossos, exceto a farinha calcinada. Ainda estão incluídos os resíduos de açougue e produtos que contenham, em sua composição, proteínas e gorduras de origem animal.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?