WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Avicultores têm que tomar mais cuidados no inverno

As principais causas de síndrome ascítica e de morte súbita estão ligadas às baixas temperaturas

O aquecimento do ambiente deve ser iniciado pelo menos três horas antes da chegada dos pintos.

O aquecimento do ambiente deve ser iniciado pelo menos três horas antes da chegada dos pintos.

No período de frio, as aves precisam receber mais atenção, principalmente no que diz respeito ao aquecimento do aviário. O produtor deve proporcionar condições de conforto ambiental ideais para as aves jovens. Nessa época, os valores da temperatura ambiente estão abaixo do nível adequado, principalmente na região Sul, onde o frio é mais intenso.

Por isso, é preciso fornecer fonte de aquecimento suplementar para as aves.  “A ave tem habilidade para manter constante a temperatura dos órgãos internos. Entretanto, o mecanismo de homeostase é eficiente somente quando a temperatura ambiente está dentro de certos limites, pois as aves não se ajustam bem aos extremos”, explica o pesquisador Paulo Giovanni de Abreu, da Embrapa Suínos e Aves.

As principais causas de síndrome ascítica, que é o acúmulo excessivo de líquidos na cavidade abdominal  relacionada com a lesão hepática, e da morte súbita, estão ligadas às baixas temperaturas, pois isso resulta no aumento da taxa metabólica e da demanda de oxigênio, que levam a tais surtos.

O aquecimento do ambiente deve ser iniciado pelo menos três horas antes da chegada dos pintos, e não deve-se retirar o aquecedor artificial antes do 21º dia. Quando há afastamento das aves da fonte de calor, significa que há aquecimento demasiado. Se há aglomeração, é indicativo de corrente de ar e de necessidade de maior aquecimento.

A ventilação neste período tem como única função higienizar o ambiente. Essa é uma condição determinante na escolha da localização do aviário e na distribuição de entradas e saídas de ar, que não pode incindir diretamente sobre as aves. Segundo o professor Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, no curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o galpão deve ser construído sempre no sentido leste-oeste, com atenção para os ventos dominantes no local, especialmente no inverno, pois o movimento de ar no interior do galpão é fundamental para a manutenção da qualidade do ambiente. Nem frio no inverno, nem calor no verão”.

Durante o inverno, também, aumenta o consumo de alimento. A ave precisa de alimentação adicional para manter o calor e continuar a crescer. Outro cuidado importante é com a temperatura da água, que deve estar entre 15 e 20º C, caso contrário, há uma diminuição da ingestão do líquido.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Andreza

18 de ago. de 2020

Posso criar pintinhos em piso de cimento?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago. de 2020

Olá, Andreza!

Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área para ajudá-lo com os detalhes da criação.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Luiz Carvalho

12 de ago. de 2019

Em uma região fria, como a chapada diamantina na Bahia, na cidade de Piatã, qual a raça de galinha mais indicada? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago. de 2019

Olá Luiz Carvalho,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso, que irá esclarecer todas as suas dúvidas em relação a criação de aves, resultando em uma atividade altamente rentável.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?