O prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do empreendedor individual, que teve sua formalização efetuada em 2009, e das micro e pequenas empresas, relativo ao ano passado, termina no dia 31 de março.
Até o dia 15 de março, o Comitê do Simples Nacional havia registrado 43.304 entregas de declarações por parte dos empreendedores individuais. Este número é cerca de 10.000 a menos que o esperado. Aqueles que não entregarem o documento até a data estipulada deverão pagar uma multa no valor de R$ 50. No caso das micro e pequenas empresas, o valor corresponde de 2% a 20% do total de tributos devidos, sendo o pagamento mínimo de R$ 200.
Silas Santiago, secretário executivo do Comitê, afirma que “a fixação do prazo de entrega para essa data evitou que os estados pedissem declarações adicionais das empresas com vistas ao cálculo do Índice de Participação dos Municípios”.
A necessidade de manter os prazos certos é enfatizada pelo professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Segundo ele, para o bom andamento dos negócios, as declarações devem ser efetuadas até a data certa, isso ajuda a manter a credibilidade e evita problemas fiscais.
A declaração pode ser feita pela internet, no Portal do Simples Nacional, ou pelo portal da Receita Federal do Brasil. O empreendedor individual também pode efetuar a declaração no Portal do Empreendedor. Após completá-la, ele deverá imprimir o carnê de pagamento das taxas mensais relativas a 2010. Outra opção para esses profissionais é procurar escritórios de contabilidade cadastrados no Simples Nacional, onde, por lei, os profissionais devem fazer a primeira inscrição e a declaração gratuitamente.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

JOSÉ ANTONIO DE AMORIM FERNANDES
20 de out. de 2014Faço licores artesanais e personalizo para festas e eventos, por encomenda, lancei a minha marca.Mais para poder registrar tenho que abrir uma empresa, como faço p/ abrir uma pequena empresa e poder vender os meus produtos. Eu poço abrir pelo simples,e o que preciso fazer. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de out. de 2014Olá, José Antônio!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações seria interessante você verificar no site da Receita Federal, lá você encontrará todas as informações necessárias sobre o simples nacional.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos