Alevinos nos viveiros de recria necessitam de quatro cuidados básicos

Recepção e soltura, alimentação, acompanhamento da qualidade da água e biometria fazem parte do manejo desses peixes

Os alevinos podem ser transportados desde os criatórios até a piscicultura nas sacolas de plástico transparente ou caixas isotérmicas.

O manejo de alevinos nos viveiros de recria, basicamente, é constituído pelas etapas de recepção e soltura, alimentação dos peixes, acompanhamento da qualidade da água e biometria. A primeira delas, deve ser realizada nos horários menos quentes do dia, para evitar que os animais sofram estresse.

Independente da espécie adquirida, os alevinos podem ser transportados, com segurança, desde os criatórios especializados até a piscicultura. Para isso, podem ser usados dois tipos de embalagens, que são as sacolas de plástico transparente ou caixas isotérmicas.

É preciso realizar medições de pH, da taxa de oxigênio dissolvido e da temperatura da água. Quando o viveiro for utilizado para o cultivo de tilápias, também deve se feita a medição da transparência da mesma, uma vez por semana.

A biometria, ou seja, a obtenção do peso médio dos peixes, é indispensável. O professor Eduardo Aracena Rasguido, no curso Criação de Peixes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “a quantidade de alimento a ser fornecida aos peixes é definida, entre outros fatores, de acordo com o peso médio dos mesmos. Por isso, a medição deve ser feita uma vez por mês”.

Essa técnica também é um parâmetro utilizado para se determinar o momento dos peixes juvenis serem transferidos para os viveiros de engorda. Além disso, determina quando esses encontram-se no momento de serem comercializados.

Assim que forem soltos, os alevinos devem ser alimentados com ração farelada e balanceada. Após adquirirem o peso adequado, eles devem ser transferidos para os viveiros de engorda.

Curso CPT - Criação de Peixes

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luis Eduardo

13 de set de 2016

Boa tarde! Tenho 6000 alevinos de tilápia com aproximadamente 45 dias. Gostaria de saber se já posso trocar a ração 55% em pó por a 45% de 2,6 mm. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de set de 2016

Olá Luís Eduardo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cursos Relacionados

Curso Criação Comercial de Surubim Curso Criação Comercial de Surubim

Com Prof. Eduardo Rasguido

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade