
Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a atividade agropecuária foi a que mais cresceu no segundo trimestre de 2010, em comparação aos três primeiros meses deste ano. O PIB – Produto Interno Bruto, do setor aumentou 2,1% no referido período.
Essa expansão, comparada aos mesmos meses do ano de 2009, foi de 11,4%. Os resultados, segundo o coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, refletem o aumento da safra de grãos, que segundo informações da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, alcançará produção recorde de 147 milhões de toneladas.
Nos tempos atuais, a melhor forma de tornar lucrativa qualquer atividade agropecuária é promovendo sua intensificação. Um dos pressupostos do setor é a produção em escala. O Brasil se tornou o maior produtor mundial de alimentos com base na capacidade de produzir a baixo custo.
“Essa intensificação está diretamente ligada ao melhor aproveitamento da terra, do tempo e dos recursos disponíveis”, explica o professor Edson Carlos Schwambach, no curso Administração da Pequena Empresa Rural, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Várias atividades econômicas foram avaliadas pelo IBGE, as quais somaram, de janeiro a julho de 2010, R$ 900,7 bilhões. No segundo trimestre, os setores que mais se destacaram, depois da agropecuária, foram a indústria e a prestação serviços.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.