WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agronegócio lucra com o reaproveitamento de materiais para a produção de energia

Dejetos de animais, sobras de cultivo e lascas de madeira nutrem o solo e geram energia

 

 Os biodigestores são bons investimentos para o agronegócio. Foto: reprodução.

O uso da biomassa está se tornando uma boa fonte de renda para o agronegócio brasileiro. Materiais que antes eram descartados no ambiente e causavam muitos problemas, como sobras de culturas, dejetos de animais e lascas de madeira, estão sendo usados para a produção de energia e adubos orgânicos.

Hoje, a biomassa é responsável por 5% da matriz energética brasileira e está ganhando ainda mais espaço no setor de bioenergia. As usinas de cana-de-açúcar, por exemplo, usam o bagaço da cana para produzir energia que alimenta a própria indústria. Elas ainda vendem o excedente, gerando economia na produção e lucro com a comercialização de energia.

Segundo o professor Ricardo Ralisch, do departamento de agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a biomassa resulta de dois sistemas diferentes: o vegetal, ligado à agricultura, e o residual, que gera dejetos animais. O pesquisador explica que os dois setores estão crescendo bastante, mas ainda precisam de muitos incentivos para desenvolver a utilização da biomassa nas áreas rurais.

Ralisch destaca que, mesmo sendo necessários investimentos, diversas pesquisas já comprovaram que o reaproveitamento de resíduos é economicamente viável. A prova disso é o investimento que tem sido realizado por grandes empresas e instituições privadas, que trazem novas oportunidades no setor de geração de energia.

O pesquisador Ruy Yamaoka, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), afirma que o reaproveitamento de materiais não é algo novo. No entanto, o setor está sempre evoluindo. Ele ressaltou que a utilização do biogás evita que os dejetos sejam descartados diretamente na natureza, poluindo o ambiente e, ao mesmo tempo, é uma boa fonte de renda para os produtores rurais.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Folha Web.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?