WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Maior usina de energia solar é inaugurada em Campinas

Instalada em 13.700 metros quadrados, usina é a primeira do estado de São Paulo

 

 Energia solar é totalmente renovável e limpa. Foto: reprodução.

A Usina Tanquinho é a primeira a usar painéis fotovoltaicos em São Paulo e é a maior do Brasil. Ela foi instalada em uma área de 13.700 m² na cidade de Campinas, localizada na região noroeste do Estado.

Tanquinho foi projetada com capacidade de produzir 1,6 GW/h por ano, energia suficiente para abastecer 675 residências com consumo médio de 200 KW/h por mês. De acordo com a empresa responsável pela construção e operação da usina, a CPFL Energia, ela poderá iluminar no mínimo 70% das casas de Campinas.

Para a construção da usina foram gastos R$ 13,8 milhões, com investimentos também em pesquisa e desenvolvimento. O projeto levou um ano para ficar pronto, sendo oito meses gastos com estudos e apenas quatro com a construção do empreendimento.

O projeto foi aprovado e supervisionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da CPFL, estiveram envolvidas na execução a Universidade Federal de Campinas (Unicamp) e outras instituições parceiras.

As pesquisas para a geração de energia solar só serão concluídas em 2015, quando a empresa fará alguns ajustes necessários para a participação da geração solar na matriz energética brasileira, segundo as regras da Aneel. No entanto, a energia gerada já estará disponível a partir do ano que vem.

Além da Tanquinho, o Brasil ainda possui a Usina MPX Tauá, localizada no sertão cearense. A usina pertencente ao grupo EBX, do empresário Eike Batista, e começou a funcionar em agosto do ano passado.

Fonte: Terra.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!