
Usina de biogás será instalada na Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, em Belo Horizonte. Foto: Divulgação.
Uma usina de geração de energia a partir do esgoto catado da rede pública será instalada em Belo Horizonte. O empreendimento é o primeiro do tipo no país e poderá gerar energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 15 mil habitantes. Os recursos de R$ 65 milhões para a construção da usina são do governo do estado.
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pela gestão do esgoto coletado no estado, destacou que o material possui grande potencial de geração de energia. O biogás, fruto da decomposição natural do esgoto, já é aproveitado em uma termelétrica na Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, em BH, que ainda está em fase de testes.
Apesar de ser capaz de abastecer em média 15 mil habitantes, a energia gerada a partir do biogás proveniente do esgoto será usada para o abastecimento da própria estação de tratamento de esgoto. Segundo a Copasa, a fonte será capaz de suprir 90% da demanda energética local, uma economia de cerca de R$ 2,7 milhões.
A energia proveniente do biogás, além de renovável e barata, é totalmente limpa, evitando que gases tóxicos sejam liberados no ambiente. Segundo a Copasa, o calor liberado pela combustão dos gases será reaproveitado, evitando assim que seja lançado na atmosfera. A empresa afirmou que essa é apenas uma das iniciativas que serão feitas dentro de um plano de ações sustentáveis.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.