WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Usina irá produzir biogás a partir do esgoto em BH

Capital mineira receberá a primeira estação de tratamento de esgoto que gera energia elétrica no Brasil

 

Usina de biogás será instalada na Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, em Belo Horizonte. Foto: Divulgação.

Uma usina de geração de energia a partir do esgoto catado da rede pública será instalada em Belo Horizonte. O empreendimento é o primeiro do tipo no país e poderá gerar energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 15 mil habitantes. Os recursos de R$ 65 milhões para a construção da usina são do governo do estado.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pela gestão do esgoto coletado no estado, destacou que o material possui grande potencial de geração de energia. O biogás, fruto da decomposição natural do esgoto, já é aproveitado em uma termelétrica na Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, em BH, que ainda está em fase de testes.

Apesar de ser capaz de abastecer em média 15 mil habitantes, a energia gerada a partir do biogás proveniente do esgoto será usada para o abastecimento da própria estação de tratamento de esgoto. Segundo a Copasa, a fonte será capaz de suprir 90% da demanda energética local, uma economia de  cerca de R$ 2,7 milhões.

A energia proveniente do biogás, além de renovável e barata, é totalmente limpa, evitando que gases tóxicos sejam liberados no ambiente. Segundo a Copasa, o calor liberado pela combustão dos gases será reaproveitado, evitando assim que seja lançado na atmosfera. A empresa afirmou que essa é apenas uma das iniciativas que serão feitas dentro de um plano de ações sustentáveis.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!