
Nos primeiros seis meses de 2019, a demanda por painéis solares aumentou mais de 50%. Tudo pelo aumento na conta de luz e pela redução do preço de instalação do sistema. Academias, condomínios, residências, propriedades rurais e instituições públicas têm investido em energia solar atraídos pela economia na conta de luz. Hoje, são 100 mil unidades consumidoras de energia solar em todo o território nacional.
O ano de 2018 registrou 50 mil sistemas em operação segundo a ABENS - Associação Brasileira de Energia Solar. Apenas no primeiro semestre de 2019, foram instalados 30 mil sistemas, o equivalente a 60% de aumento. Os principais motivos para a ascensão da energia solar foi a queda de 80% no custo de implantação, nos últimos nove anos, e o aumento nas tarifas das distribuidoras de energia elétrica.
A grande procura por painéis solares tem impulsionado o surgimento de novas empresas de instalação de sistemas de energia solar. As 6.500 unidades distribuidoras, registradas o ano passado, passaram para 10 mil nos primeiros seis meses de 2019. Algumas delas são especializadas em projetos de energia solar com placas flutuantes, instaladas em lagos e represas. A maior demanda vem do agronegócio e da mineração.
Como o mercado está aquecido graças à grande demanda, algumas novas empresas têm oferecido os serviços sem formação técnica especializada. “A qualificação profissional para instalação de painéis solares é essencial para atender, com excelência, os clientes que não param de surgir”, afirma Nelson Fernandes Maciel, especialista em energia alternativa e professor do Curso CPT a Distância e Online Energia Solar para o Meio Rural.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativa.
Leia o artigo "Manutenção de painel solar: como fazer."
Fonte: noticias.band.uol.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.