Os consumidores que gerarem energia elétrica renovável em casa, poderão ter descontos na conta de energia e até integrar a produção à rede elétrica comum. A resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entrou em vigor na última segunda-feira (17). A medida beneficia geradores domésticos que utilizem matrizes eólica, solar, de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas de micro-geração (até 100 KW) e mini-geração (até 1 MW).
Entre as vantagens destacadas pela Aneel, na geração de energia elétrica pelos consumidores, está a economia nos investimentos de transmissão, a redução das perdas nas redes e a melhoria do serviço de distribuição. Estes são os principais problemas enfrentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que geram custos elevados no repasse de energia elétrica.
Segundo a Aneel, as perdas técnicas decorrentes de falhas no próprio sistema representam 7% da energia produzida no país. Este número não considera as perdas comerciais, como os chamados “gatos”. Estimativas apontam para um total de 20% de desperdício, índice bem acima do registrado em outros países.
Algumas instituições acreditam que a medida possa baratear o custo da produção doméstica de energia renovável, estimulando os consumidores pela resolução. O excedente gerado poderá ser repassado para a rede distribuidora e o crédito deverá ser abatido na conta de energia em um prazo de 36 meses.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ismael dos santos
12 de fev. de 2013Até que enfim; faço três cursos no CPT de energia renovável, curso energia solar para o meio rural, energia eólica e energia solar para água quente.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de fev. de 2013Olá, Ismael!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
E ficamos felizes que esteja dos cursos da área de Energia Alternativa.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Alexandre Bretas Simões
19 de jan. de 2013Sou residente em Petrópolis - RJ, devo iniciar a construção de uma casa e me interesso muito sobre energia renovável. Esta medida da ANEEL de gerar energia elétrica renovável em casa já é uma realidade ? Como faço para ter mais informações a respeito da instalação de energia solar em domicílio ? Alexandre - Petrópolis - RJ.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de fev. de 2013Olá, Alexandre!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Sim, o projeto da ANEEL já é uma realidade. A resolução normativa 482/2012 foi aprovada no dia 17 de dezembro de 2012 e determina condições gerais mais favoráveis para o cidadões gerarem energia renovável em suas casas, tendo como foco principal a eneregia solar.
Esta medida tem a finalidade de reduzir o valor das contas de eletricidade da população e diminuir o impacto do consumo nas redes de abastecimento tradicionais.
para mais informações sobre a instalação de energia solar em domicílio o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o curso Energia Solar para Aquecimento de Água.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

pessoa
23 de dez. de 2012O incentivo e o preço da energia limpa (solar), principalmente no Nordeste que tem só 366 dias por ano, deve melhorar sensivelmente, precisamos de pessoas comprometidas realmente em atenuar o "breve" blecaute no planeta.

amauri
22 de dez. de 2012Muito bom esta matéria, pois faço o curso de Energia solar para o meio rural do CPT e pretendo trabalhar nesta área.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de dez. de 2012Olá, Amauri!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
Não deixe de visitar para saber mais novidades de sua área de interesse.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos