WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agricultura orgânica é saudável a todos

Agricultores, consumidores e meio ambiente, todos saem ganhando com esse cultivo

A essência do cultivo orgânico está na sua composição em proteínas, carboidratos, fibras e nutrientes.

A produção orgânica é um sistema que evita ou exclui amplamente o uso de fertilizantes, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a produção vegetal e alimentação animal. Os sistemas agrícolas orgânicos dependem de rotações de culturas, restos de plantio, estercos animais, leguminosas, adubos verdes e resíduos orgânicos.

Na agricultura, a utilização de agrotóxicos tem sido amplamente apontada como responsável por sérios problemas à saúde humana, ambiental e animal, devido à comprovação da presença de resíduos tóxicos em alimentos e no ambiente. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, anualmente, de três a cinco milhões de pessoas são contaminadas por agrotóxicos em todo o mundo.

O entendimento dos problemas do modelo agroquímico de produção que se pratica ainda hoje, aliado às vantagens marcantes do consumo de alimentos orgânicos,  tem proporcionado uma rápida mudança na visão dos consumidores. Principalmente, porque estes têm elevado valor biológico e não apresentam contaminantes químicos danosos à saúde.

A essência está na sua composição em proteínas, carboidratos, fibras e nutrientes. Para o professor Jacimar Luiz de Souza, pesquisador da INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural,  “a meta é a produção de plantas saudáveis, o que beneficia a qualidade e a quantidade dos nutrientes, proteínas, carboidratos e fibras nelas contidos, especialmente na parte consumida pelo homem”.

Não se pode confundir alimentos orgânicos com alimentos naturais, vendidos em lojas especializadas. O professor e pesquisador Jacimar Souza explica no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “caracterizar um produto como orgânico, significa que durante todo o processo produtivo se empregou técnicas e métodos não agressivos ao meio ambiente. Os produtos naturais se referem muito mais a produtos integrais”.

Curso CPT - Cultivo Orgânico de Hortaliças

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Antonio Newton

11 de ago. de 2017

Preciso de conceitos para iniciar uma agricultura oegânica

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago. de 2017

Olá, Antonio. 

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nele, você encontra vários artigos relacionados ao assunto, que poderão te ajudar. Basta fazer uma busca por "Agricultura orgânica" na nossa seção de artigos. Além disso, cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos da área.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?