
Passados 15 anos de restrição à importação da carne bovina in natura produzida no Brasil, os Estados Unidos autorizaram 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a exportarem a carne de boi. Essa decisão foi anunciada em 29/06/15 pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pode aquecer a economia do país.
O governo americano havia restringido a exportação da carne devido a algumas falhas no controle sanitário do setor. Como houve aprimoramento em toda a cadeia de produção da carne bovina, bem como maior controle contra a febre aftosa, os americanos decidiram estreitar novamente as relações comerciais com o Brasil.
Segundo estimativas do MAPA, espera-se que mais de 100 mil toneladas de carne bovina sejam exportadas para os Estados Unidos. Essa é uma excelente notícia para a pecuária de corte. Até o momento, nosso país exportava para os norte-americanos somente carne processada industrialmente e não in natura.
Mas o Brasil não para por aí, negociações estão sendo feitas com outros países, como Japão, China e Arábia Saudita. “Estamos trabalhando com o principal objetivo de classificar o Brasil entre os cinco principais países do mundo em referência agropecuária”, ressalta Kátia Abreu, ministra do MAPA.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Revista Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.