
A carne do frango caipira possui melhor consistência, sendo ideal para o preparo de diversos pratos e pode até mesmo substituir carnes exóticas como a de faisão por exemplo. “No entanto alguns cuidados devem ser tomados desde a escolha da ave, se comprada ainda viva, até o preparo do prato”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, em Livro+DVD e Curso Online.
Aves novas e de boa qualidade possuem a crista vermelha ou cor-de-rosa, olhos brilhantes, a pele lisa de cor amarelada, os pés e pernas lisos e moles sem esporos, as juntas das asas flexíveis, peito roliço com o osso externo reto e flexível e as coxas bem desenvolvidas. Uma outra mais velha terá o osso externo calcificado e pés e pernas duros, com pelos abundantes e compridos.
O frango caipira pode ser feito grelhado, frito ou assado. Podemos grelhar frangos caipiras, no entanto não devemos utilizar aves mais velhas, pois são menos tenras. O tempo de preparo depende do tamanho da ave. Um frango caipira de 1 kg fica pronto em 30 a 40 minutos.
Para as aves mais velhas, são recomendados os pratos refogados, porque aproveitamos o calor seco para dourar e amolecer a carne. Dependendo do tamanho e da idade da ave, o cozimento pode ocorrer entre 2 e 4 horas (pode ser reduzido caso use panela de pressão).
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.