
O urucueiro é uma planta rústica e resistente e, por isso, adapta-se a diferentes condições de solo, podendo ser cultivado até mesmo em solos de baixa fertilidade. É claro que, nessas situações, a produtividade será menor que em solos com boa fertilidade. Mas, o teor de bixina das sementes não acompanha essa relação, ou seja, mesmo a produtividade sendo pequena, o teor de bixina será satisfatório, dependendo da cultivar utilizada.
Segundo Dr. Abel Rebouças de São José, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais, em Livro+DVD e Curso Online, “Apesar de se adaptarem a solos de baixa fertilidade, as melhores produtividades são obtidas em solos férteis e com boas características para a agricultura”. Portanto, o ideal é que novas lavouras sejam implantadas em locais de solos que apresentem fertilidade de média a alta e que tenham um bom sistema de drenagem, evitando-se, assim, que no período das chuvas a cultura permaneça sob condição de encharcamentos por períodos prolongados.
Além disso, é desejável também que o pH do solo seja de 5,5 a 7; que os teores de Cálcio e Magnésio no solo sejam satisfatórios e que a quantidade de Alumínio tóxico não seja elevada. A topografia do terreno para o cultivo do urucueiro poderá ser plana ou inclinada. Porém, deve-se evitar áreas planas e muito baixas, que apresentem possibilidades de encharcamentos prolongados ou até mesmo alagamentos. Em áreas inclinadas, o plantio deverá ser realizado em nível e acompanhando as ondulações do terreno, por uma questão de conservação do solo. Se necessário, deverão ser adotadas técnicas conservacionistas, como construção de terraços e outras.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

nivaldo businari
26 de out. de 2016iniciativa sempre será bem vinda e plausível

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de out. de 2016Olá Nivaldo,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos