
A cana cortada para a fabricação de cachaça, deve ser, preferencialmente, moída no mesmo dia. “Se ficar à espera da moagem sofre deteriorações que ocasionam perdas de rendimento e de qualidade do produto”, afirma Dr. José Benício Paes Chaves, professor do Curso a Distância CPT Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade.
O tamanho do engenho deve ser compatível com a capacidade das outras operações, afinal, a matéria-prima não pode ficar à espera do término da operação seguinte. A alimentação de cana na esteira ou no engenho, por exemplo, deve ser a mais uniforme possível, já que a alimentação irregular causa perdas na capacidade de extração.
Um fator importante para a eficiência da fermentação da cana moída para a fabricação de cachaça é a limpeza. Para a moagem, a cana deve estar limpa, sem palhas, sem terras e sem impurezas que aumentam o volume de fibra a ser prensada no engenho, sem contribuir para o aumento da quantidade de caldo; essas impurezas são fontes de contaminação do caldo e, posteriormente, do fermento, reduzindo a capacidade de fermentação e piorando a qualidade da cachaça.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Vai produzir cachaça? Aprenda mais sobre a destilação!
- Você sabe o quem transforma o açúcar em álcool? As leveduras!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.