
O corte das ramas, ou seja, o preparo das manivas deve ser feito imediatamente antes do plantio, para que estas não sequem e não percam o vigor, afirma Dr.ª Marney Pascoli Cereda, professora do Curso CPT Cultivo de Mandioca. Nesse momento, deve ser feita a seleção das ramas e das manivas. As melhores são aquela que têm diâmetro em torno de 2 a 2,5 cm e de cinco a sete nós.
O diâmetro da medula da rama deve ser metade do diâmetro da estaca. Ao ser cortada, a seiva da maniva ainda deve estar escorrendo, o que indica o vigor e a capacidade de brotamento das gemas. Devem ser eliminadas as manivas finas, com sintomas de doenças, danificadas, com broca, sem seiva e com poucas gemas. As manivas com ferimentos aumentam o risco de entrada de doenças na fase inicial da lavoura.
O preparo das manivas deve ser feito em local protegido do sol. As ramas devem ser cortadas em pedaços de 20 a 25 cm de comprimento, tamanho que proporciona maior brotação, maior vigor inicial, maior reserva de água e maior produtividade. O corte, feito com facão bem afiado, deve ser reto para proporcionar o enraizamento uniforme em volta da estaca. O corte deve ser feito com a rama no ar, segura apenas pela ponta, sem apoiar em nada, para não estragar as manivas.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Mandioca pode intoxicar pessoas. Mito ou verdade?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.