WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

5 dicas para produzir a melhor cachaça do Brasil

É um negócio bem brasileiro, lucrativo e excelente aceitação tanto pelos brasileiros quanto pelos gringos


A cachaça é uma bebida feita da cana-de-açúcar, da família das aguardentes. É um negócio bem brasileiro, lucrativo e excelente aceitação tanto pelos brasileiros quanto pelos gringos. Ela tem um valor cultural, social e econômico gigante para o nosso país. Mas pra chegar no nível máximo de qualidade, desde a colheita da cana até o armazenamento da cachaça, o produtor tem de tomar alguns cuidados.

De acordo com o professor José Benício Paes, professor do Curso CPT Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade, “a nossa cachaça é bebida no mundo e, no Brasil, só perde para a cerveja”. Quando a cachaça é guardada do jeito certo, ela mantém todas as características que a faz “princesinha do Brasil”, principalmente o sabor e o cheirinho.

Mas como guardar a cachaça do jeito certo?


Primeiro, a cachaça tem que ser armazenada em recipientes de vidro, inox ou madeira de boa qualidade. Também tem que evitar o contato com a luz e o ar, porque isso pode mudar o sabor. Controlar a temperatura também é muito importante. O ideal é deixar a cachaça em um lugar fresco.

As garrafas e os recipientes têm que estar limpos e secos antes de colocar a cachaça. E uma dica: não mistura cachaças diferentes no mesmo recipiente, cada uma tem seu sabor e aroma específico.

5 dicas para produzir a melhor cachaça do Brasil

Acabou? É só isso? Não, ainda não. Abaixo, 5 super dicas para o seu alambique ter sucesso:


→ Se formos comparar o armazenamento da cachaça com o de outras bebidas alcoólicas, como o vinho, a cachaça não precisa ser colocada em determinada posição (vertical) nem em local específico (temperatura controlada);
→ Embora a luminosidade não altere as características da cachaça, seu armazenamento deve ser feito em local distante dos raios solares - isso garante maior longevidade à bebida;
→ A durabilidade da cachaça pode chegar a 20 anos, mas é fundamental que sua embalagem esteja vedada, para que a bebida não entre em contato com o oxigênio;
→ Se a embalagem já foi aberta, o ideal é acondicionar a bebida em garrafas de vidro, com rolhas de cortiça - recipientes de plástico alteram o sabor da cachaça;
→ A temperatura adequada para se armazenar a cachaça é a ambiente. Portanto, não precisa deixá-la na geladeira (salvo exceções) - alguns apreciam a cachaça gelada.

 

Para ser um produtor de cachaça de sucesso, é importante ter conhecimento e se capacitar. Somente com o conhecimento sobre a produção você poderá garantir uma cachaça de qualidade no mercado consumidor.


Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?