WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tire dúvidas e torne a produção de coco lucrativa

Muitos querem investir no mercado do coco, mas têm dúvidas sobre como tornar a produção lucrativa

Produção lucrativa de coco

A grande demanda por coco e água de coco impulsiona a produção em todo o país, o que torna o Brasil um dos maiores produtores de coco do mundo. Se destacarmos a água de coco, somos líder mundial, com faturamento anual de quase R$ 500 milhões. Quanto mais esse mercado se aquece, surgem mais pessoas interessadas em investir nesse negócio, mas muitos têm dúvidas sobre como tornar a produção de coco lucrativa. Esclareceremos as mais comuns, para que você obtenha sucesso em sua produção.

Segundo o professor Luiz Ângelo Mirizola Filho, do Curso CPT Produção de Coco Anão para Consumo de Água, a cultura do coqueiro anão para produção de água expande-se por todas as regiões do Brasil. Enquanto isso, novos conhecimentos a respeito da cultura têm sido obtidos, assim como as técnicas de cultivo vêm sendo aprimoradas.

Por isso, torna-se imprescindível que o produtor de coco conheça tudo a respeito dessa cultura. Dentre as dúvidas mais comuns sobre produção de coco, temos:

Quais as causas da queda prematura dos cocos?

Um dos principais fungos que causam podridão e queda de frutos de coqueiro é o Ceratocystis paradoxa. Este provoca uma doença conhecida como podridão negra do coco, que gera ao produtor rural grandes prejuízos na cultura, pois tanto os frutos jovens como os mais desenvolvidos caem prematuramente.

Além desse fungo, há o Lasiodiplodia theobromae, causador da podridão basal pós-colheita do coco verde. Um dos sintomas é a exsudação de albume líquido na forma de gotas junto às folhas modificadas.

Existem outras causas que promovem a queda prematura dos cocos, como má nutrição da planta, presença de ácaros ou agentes causadores de doenças, como o Cylindrocladium sp. e o Colletotrichum gloeosporioides.

Portanto, assim que identificar a queda prematura dos cocos, consulte imediatamente um engenheiro agrônomo para avaliar melhor o quadro atual da cultura de coqueiros.

É possível tornar o ciclo do coqueiro mais produtivo?

Para um bom desenvolvimento do coqueiro, o solo onde foi plantado deve manter constante umidade, além de receber adubação adequada com NPK na proporção 20-10-20. O produtor pode complementar a nutrição do solo com adubação orgânica.

Caso haja incidência de ácaros no coqueiro, para que o desenvolvimento da planta não seja prejudicado, é necessário proceder à aplicação da seguinte mistura:  óleo de algodão - 300 ml, e detergente - 200 ml, em 20 l de água. Recomenda-se três aplicações a cada 15 dias e, depois, a cada mês (nos cachos recém-formados sem ácaros).

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Angela gugelmin

2 de abr. de 2017

Preciso de 80 mudas de coco hibrido. Onde posso encontrar? Moro em Santa Catarina.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de abr. de 2017

Olá Angela,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode encontrar com produtores em sua região, floriculturas ou em sites especializados na internet.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ACACIO RIBEIRO DA CUNHA

30 de jun. de 2016

Comprei o curso de cultivo de coco, agora tenho uma duvida? Em um pé de coco aqui na minha casa, quando o fruto esta do tamanho de uma laranja o fruto racha e cai??

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul. de 2016

Olá Acácio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O que pode estar atacando o seu coqueiro é o ácaro da necrose do fruto, e para mais informações recomendamos que consulte um especialista em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?