Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plantas espontâneas são o verdadeiro laboratório do solo

Se uma planta está se desenvolvendo bem em um determinado local sem ser cultivada é porque está encontrando ali condições favoráveis. Portanto, sua presença indica as condições atuais do solo

Plantas espontâneas são o verdadeiro laboratório do solo   Dicas Cursos CPT

 

Bem, é fácil compreender que, se uma planta está se desenvolvendo bem em um determinado local, sem no entanto ser cultivada, é porque ela está encontrando ali condições favoráveis. Portanto, a presença delas indica, com segurança, quais são as condições atuais que o solo se encontra.

“Em solos compactados, por exemplo, plantas com sistema radicular pivotante desenvolvem-se mais facilmente, pois terão maior facilidade em romper a camada compactada”, afirma Adoniel Amparo, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Coco, em Livro+DVD e Curso Online. Assim, a presença de plantas espontâneas que possuem sistema radicular pivotante indica a presença de solos compactados.

De maneira semelhante, existem plantas como o sapé, por exemplo, que se desenvolvem apenas em condições de solos ácidos, com pH em torno de 4,5. Também as gramíneas agressivas indicam condições de baixo pH do solo. Assim, caso seja observado o aparecimento destas plantas, elas não poderão estar indicando outra coisa, senão a acidez de um solo. Mas, a presença de plantas espontâneas tenras e macias ou de leguminosas indica que o solo encontra-se em boas condições estruturais e nutricionais.

Em resumo, as plantas espontâneas são mensageiras das condições em que o solo se encontra, e o aparecimento de cada uma delas deverá ser cuidadosamente compreendido por nós, que seremos beneficiados.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Cultivo e Processamento de Coco.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!