
Muitos não sabem, mas é possível transformar restos da produção de coco em composto orgânico de ótima qualidade. Essa transformação é feita por meio da compostagem das sobras da casca do coco, mas de forma diferente da que ocorre com resíduos de fácil biodegradação. Isso porque a fibra do coco é muito dura e de difícil decomposição. Quem explica é o professor Luiz Angelo do Curso CPT de Produção de Coco Anão para Consumo de Água.
Inicialmente, a casca do coco deve ser triturada em uma trituradora própria para tal, pois essa máquina suporta alto impacto. Vale a pena investir nesse equipamento, pois possui grande durabilidade e eficiência. Em hipótese alguma, deve-se utilizar uma forrageira comum, pois as facas da máquina podem quebrar.
Assim que as cascas de coco passam pela trituradora, elas se tornam fios bem finos. Estes devem ser tratados com ácido fosfórico ou nítrico, para a quebra das fibras. Além das cascas de coco, as folhas do coqueiro também podem ser aproveitadas para fazer o composto orgânico. Basta triturá-las no mesmo equipamento.
A solução de água com ácido deve apresentar a seguinte proporção:
⇒ 3 litros de ácido;
⇒ 1000 litros de água;
⇒ 10 toneladas de fibra.
As fibras de coco devem permanecer nessa solução por 36 horas. Após esse período, elas devem ser molhadas com outra solução (conhecida como acelerador de compostagem). O acelerador possui microrganismos (bactérias e fungos), que aumentam sua população em contato com a leira de material orgânico.
A pilha de compostagem deve ser montada nessa ordem:
⇒ 1ª camada: 2 partes de fibra triturada e tratada;
⇒ 2ª camada: 1 parte de esterco;
⇒ 3ª camada: 1 parte de folhas de coqueiro trituradas.
Alterne as pilhas sempre com o cuidado de pulverizar o acelerador na camada de casca de coco triturada. A pilha de compostagem pode chegar até 1,40 m de altura, por 3 m de largura, e o comprimento varia de acordo com o material disponível.
Dependendo do clima da região, o composto estará pronto entre 150 e 200 dias. Quanto mais quente a temperatura, mais rapidamente se forma o composto orgânico. Lembre-se de virar o material sempre que a temperatura estiver abaixo de 40 °C. A temperatura deve alcançar entre os 50 e 70 °C, para ocorrer a esterilização do composto orgânico e a biodegradação da fibra.
Para verificar a temperatura da compostagem, utiliza-se um termômetro próprio ou um vergalhão de ferro na largura de um lápis. Basta inseri-lo na metade da altura da leira, a um metro de profundidade. Após 5min, coloca-se a mão no ferro. Se estiver frio, revira-se a leira; se estiver quente (mas suportável), o processo está funcionando.
A umidade também deve ser controlada (60%). Basta pegar o material com a mão e apertar bem. Se um líquido começar a surgir entre os dedos, a umidade da leira está ideal, o que possibilita o processo de fermentação da fibra de coco.
O composto orgânico de sobras de casca de coco pode ser utilizado em todo o tipo de lavoura, pois possui macro e micronutrientes, além de matéria orgânica. Todos são excelentes para recuperação de solos, adubação de pastagens e plantas perenes, além de hortaliças e plantas medicinais.
Um meio saudável e natural de dar vida ao solo e às plantas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Globo Play/Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Murilo Ribeiro da Silva
2 de jan. de 2023Gostaria de fazer compostagem com côco triturado sem agregar outros materiais (tipo esterco), para transforma-lo em adubo. É possível ?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jan. de 2023Olá, Murilo!! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com você para te passar maiores informações.
Agradeço seu contato e precisando estou a disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.

Rafael Xavier
4 de ago. de 2022Esse processo pode ser feito com q casca do coco seco?(aquele marronzinho), pq tudo que vi a respeito é feito com a fibra da casca do coco verde. Trabalho com coco seco e procuro uma finalidade para as minhas cascas

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de dez. de 2022Olá, Rafael! Como vai?
Agradeço a sua visita no nosso site!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.

vicente patricio neto
17 de ago. de 2021Gostaria de saber qual investimento para produzir esse composto, e onde consigo maquina que triture o coco seco?

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de ago. de 2021Olá, Vicente! Como vai?
Recomendo que procure um especialista na área para que o mesmo consiga orientá-lo de forma mais eficiente sobre o valor exato do investimento. Quanto ao maquinário, sugiro que faça uma busca no google, lá você encontrará vários anúncios onde comprar.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Valquiria Campos
12 de abr. de 2021Olá, gostei da matéria. Gostaria de produzir composto orgânico de casca de coco maduro. Vocês tem curso para este programa?

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jun. de 2021Olá, Valquiria
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Encaminhamos seu contato para o nosso setor de vendas e uma de nossas consultoras entrará em contato com você para assim atendê-la da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Erika

Angelo Nuno de Sant Anna Campos
24 de fev. de 2021Estes processos são realizados em área coberta. Aqui em São Luis-MA, chove bastante durante 6 meses. Já existe um curso sobre este manejo.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de fev. de 2021Olá, Angelo Nuno
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Lisandro Átila Linhares Vasconcelos
18 de ago. de 2019Ótima matéria, Cunho ambiental valiosíssima, sem contar que expõe uma excelente oportunidade de negócio. Parabéns. Gostaria de saber se há um curso disponível ensinando a transformar a fibra de coco em adubo orgânico como descrito na matéria acima.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de ago. de 2019Olá Lisandro Átila Linhares Vasconselos,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que atenderá às suas necessidades.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Juarez Sabino
19 de jun. de 2019Excelente matéria esclareceu algumas dúvidas que tinha a respeito de como reaproveitar a casca de coco.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2019Olá Juarez Sabino,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou da nossa matéria, e que ela contribuiu para o seu conhecimento.
Atenciosamente,
Victor Sampaio