
“No Brasil, o coqueiro se concentra na zona do litoral nordestino, mas nada impede que seja cultivado em outras regiões distantes do mar. Entretanto, especial atenção deve ser dada ao manejo fitossanitário, uma vez que doenças e pragas são fatores que afetam amplamente a produção de cocos”, afirma José Inácio Lacerda Moura, professor do Curso a Distância CPT Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro em Livro+DVD e Online.
Uma delas é a praga conhecida como ácaro-da-mancha-anelar-do-coqueiro. Trata-se do Amrineus cocofolius, que apresenta a parte anterior do corpo larga e a posterior fina. Sua cor varia do amarelo-claro ao amarelo-ocre.
Prejuízos ao coqueiro
O ácaro ataca os frutos do coqueiro, presentes nos cachos 5 e 6, partindo da inflorescência. Mas isso não descarta o ataque aos frutos dos cachos 2 e 3 quando a infestação é maior. Como consequência, os cocos perdem o brilho e tomam um aspecto acinzentado. Com a evolução do ataque, surgem necroses superficiais nos frutos formando um anel. Por esse motivo, a praga recebeu o nome popular de ácaro-da-mancha-anelar.
Disseminação da praga
A disseminação do ácaro-da-mancha-anelar-do-coqueiro ocorre por meio dos ventos, dos insetos e da circulação de veículos de transporte de cocos entre uma propriedade e outra.
Métodos de controle
O controle pode ser feito com uma mistura de enxofre e água (5 gramas do p.c. por litro de água). Nesse caso, devem ser realizadas duas aplicações em intervalos de 15 dias. Outras opções para o controle dessa praga do coqueiro são a abamectina (0,8 mililitros do p.c. por litro de água), o carbosulfano (1,0 mililitros do p.c. por litro de água) e o fenpiroximato (2 mililitros do p.c. por litro de água).
O controle do ácaro-da-mancha-anelar também pode ser feito com uma mistura de óleo vegetal (a 1,5%) e detergente neutro (a 1%). As aplicações devem ser realizadas, em intervalos de 20 dias, até que os danos nos cachos mais novos do coqueiro desapareçam.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Cultivo e Processamento de Coco.
Leia o artigo "Cultivar coco é vantajoso, mas pragas e doenças atrapalham a produção".
Fontes: revistagloborural.globo.com; agencia.cnptia.embrapa.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.