
Sim. Segundo Raimundo Mororó, professor do Curso CPT de Industrialização do Coco - Processo Artesanal, “Da casca do coco são extraídas fibras de diferentes comprimentos que servem na fabricação de uma diversidade riquíssima de artigos, como vestuário, tapetes, sacaria, almofadas, colchões, acolchoados para a indústria automobilística, escovas, pincéis, capachos, passadeiras, tapetes, cordas marítimas, cortiça isolante, cama de animais."
É um material de difícil decomposição, levando mais de 8 anos para se decompor. Portanto, a utilização da casca do coco verde processada, além da importância econômica e social, é também interessante do ponto de vista ambiental. Cerca de 80% a 85% do peso bruto do coco verde é considerado lixo.
Os resíduos de matéria vegetal resultante da extração das fibras das cascas possuem, geralmente, uma grande umidade que, após uma secagem natural e queima, podem retornar ao coqueiral em forma de cinzas que contêm 30% em K2O (óxido de potássio).
Caso as cascas não sejam queimadas, pode o produtor incorporá-las ao solo como adubo orgânico fornecendo, nesse caso, 3,5% em K2O.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Cultivo e Processamento de Coco.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Valdir Rodrigues Costa
12 de abr. de 2023Eu gostaria de saber se posso fazer ração pra bovinos com casca de baru triturado e moído, misturado ao milho e soja?

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de abr. de 2023
Olá, Valdir Rodrigues Costa! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

RAFAEL GAVIAO FARIAS
2 de nov. de 2022Como adicionar o coco verde para fazer ração de animais em confinamento? O CPT tem algum curso especifico para utilização do coco na formulação da ração para gado confinado?

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de nov. de 2022Olá, Rafael! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.

José Carlos Bueno Castilho
22 de fev. de 2022Como adicionar o coco verde para fazer ração de animais em confinamento? O CPT tem algum curso especifico para utilização do coco na formulação da ração para gado confinado?

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev. de 2022Olá, José Carlos! Tudo bem com você?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já está tentando contato com você
para te passar maiores informações.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro