
Você sabia que o congelamento é um método eficiente para guardar algumas plantas condimentares? Pois, acredite, é verdade. Então, se você plantou e seu canteiro produziu mais do que consegue consumir, taí a boa dica de hoje! O importante é não ter prejuízo!
Quer saber como congelar suas plantas condimentares? Você nem vai acreditar, de tão simples. Lave as plantas frescas, seque-as bem e pique-as de acordo com a embalagem apropriada. Bem fácil, não é?
E sabe o porquê é importante secar as plantas condimentares? Porque a secagem retira uma elevada porcentagem da água contida em suas células e tecidos, reduzindo a perda de princípios ativos e impedindo sua deterioração pela ação de microrganismos (fungos, bactérias e leveduras), proporcionando a conservação dessas plantas por um período prolongado.
“No processo de secagem, a água contida nas células é retirada, paralisando a atividade de enzimas que destroem os princípios ativos”, explica Celso Trindade, professor do Curso CPT Cultivo e Uso de Plantas Condimentares.
Mas, atenção, o congelamento não é recomendado para todas as ervas condimentares. Muitas delas perdem o aroma e sabor nesse processo, como o manjericão, por exemplo. Mas a salsinha e a cebolinha se adaptam muito bem a esse método de conservação.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.