
Muitas espécies de plantas existentes na natureza repelem insetos. As mais conhecidas são a citronela, a lavanda, o manjericão, a erva-cidreira, a cânfora, a hortelã e o crisântemo. Além de úteis e belas, algumas são excepcionalmente eficientes para afastar mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, carrapatos e até baratas.
Cânfora
Bastante empregada em pomadas e unguentos, a cânfora é excelente para aliviar picadas de insetos. Além disso, possui ação analgésica, anti-inflamatória, fungicida e repelente. Ela também é de fácil cultivo, bastando algumas horas de sol e água, sem excesso, de 2 a 3 vezes por semana.
Crisântemo
Essa bela flor, além de decorar ambientes, é um eficaz repelente de baratas, pulgas e carrapatos. Você pode plantá-la no jardim ou colocá-la em vasos dentro de casa.
Citronela
A citronela é a planta repelente mais conhecida. O seu extrato é utilizado em velas e óleos essenciais para afastar insetos. Seu aroma é bastante característico, com nuances cítricas, um misto entre laranja e limão. Você pode plantá-la em vasos ou no jardim.
Manjericão
Além de ser bastante utilizado na culinária como erva aromática (http://www.cpt.com.br/cursos-plantasmedicinais/curso-plantas-medicinais-e-aromaticas-producao-de-mudas), o manjericão afasta os insetos, pois seu aroma é bem forte. Você pode cultivá-lo em pequenas hortas. Ele requer apenas 4 horas de sol por dia e água sem excesso.
Lavanda
A lavanda é uma bela planta, com um aroma levemente adocicado. Além de enfeitar o seu jardim, ela repele os mosquitos. Pode ser cultivada em jardineiras, contanto que receba sol e seja irrigada regularmente.
Erva-cidreira
Além de utilizada como calmante, a erva-cidreira afugenta insetos como pernilongos e mosquitos. Ela pode ser plantada em jardineiras ou vasos, contanto que receba bastante sol. Quanto à água, ela requer apenas de 2 a 3 regas por semana.
Hortelã
Por possuir inúmeras propriedades benéficas ao organismo humano, a hortelã é considerada uma planta medicinal, mas também afasta formigas do jardim e da casa. Para isso, ela deve ser plantada em vários pontos do jardim, bem como em vasinhos dentro de casa, contanto que receba sol e água.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Lar Natural e Ecycle.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.