
Durante o crescimento, a pimenteira-do-reino emite várias brotações que, se deixadas crescer livremente, formarão uma touceira impossível de ser conduzida. Deve ser feita a poda do broto terminal, quando a pimenteira atingir 1 m de altura. “Essa prática tem como objetivo estimular a brotação dos ramos laterais de produção ou frutíferos”, explica Prof. Barachisio Lisboa Casali, do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino. Outra poda importante a ser feita é das extremidades dos ramos produtivos a 30 cm do chão.
Os ramos produtivos tendem a alcançar o solo e os frutos e folhas, que entram em contato com o chão, estarão sujeitos a doenças, por causa da umidade. Também, devem ser eliminados os ramos ladrões ou chupões; que saem da base dos ramos de crescimento. A época mais apropriada para fazer a poda é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar está aumentando. Assim, a planta podada começa a brotar mais rápido. Não se deve realizar a poda quando a planta estiver em repouso, ou seja, durante o inverno, pois poderá prejudicar o seu desenvolvimento.
Também, não se deve fazer a poda quando a planta tiver emitido os botões florais, pois o início da produção será atrasado. Quando estiver preparando as estacas para o plantio, não deixe o cabide (a parte do ramo acima do nó) muito comprido, pois poderá ocorrer o secamento da ponta. Se isto ocorrer, é preciso fazer a poda da parte seca, imediatamente.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.