Urgência: vem do verbo latino “urgeo ursi”, com o significado de apertar, premir, seguir de perto, perseguir, acossar. A ideia predominante é de “premência”. O adjetivo “urgens, entis” significa “aquilo que têm premência”. O advérbio “urgenter” significa “com instância, instantaneamente, insistentemente, prementemente, com premência”. Condição potencialmente grave, não perigosa, que pode acometer risco de morte; ocorrendo quando há uma situação em que não se pode adiar o atendimento, e que deverá ser resolvida rapidamente, pois, caso haja demora, corre-se o risco de desenvolver-se a uma emergência e até mesmo desencadear a morte da vítima.
Emergência: é o substantivo relativo ao verbo “emergir”. Esse deriva do latim “emero, mersi, mersum”, significado “sair”. Na língua portuguesa, o adjetivo “emergente” se aplica tanto àquilo que emerge, como a algo que ocorre de súbito. Para esse segundo, sentido usa-se o neologismo “emergencial”. Condição potencialmente grave, ameaçadora, perigosa, que acomete a vida; circunstância que exige um atendimento médico imediato, situação crítica, com ocorrência de risco de morte em que a intervenção não pode se prolongar.
* A presente dica é parte integrante do curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Antonia Rodrigues de Souza
18 de nov. de 2017Amei gostei muito

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de nov. de 2017Olá, Antonia.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.