
Para que haja uma produção de qualidade, é necessário conhecer e manejar as técnicas de controle fitossanitário da cultura.
Pragas e doenças são denominadas apenas como pragas, segundo normalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Para que haja uma produção de qualidade, é necessário conhecer e manejar as técnicas de controle fitossanitário da cultura do melão. A utilização do manejo integrado de pragas (MIP), em conjunto com as técnicas conhecidas, melhora a eficiência do controle de pragas do melão, o que diminui o uso de agrotóxico e minimiza o impacto no meio ambiente.
As pragas de grande importância para a cultura do melão são o pulgão e as brocas das cucurbitáceas que atacam as ramas e perfuram os frutos. Conheça as principais:
1- Larva mineradora: abre galerias no limbo foliar, reduzindo a área foliar ou mesmo matando a folha.
Prevenção:
- plantios mais espaçados;
- irrigação bem controlada;
- deve-se fazer uso racional de agrotóxicos, pois essa praga surge devido a manejos errados; ela é controlada por inimigos naturais.
2- Pulgões: os pulgões causam danos diretos quando atacam as plantas em fase de brotação, provocando o amarelamento das folhas e, também, deformação das folhas. Reduzindo, consequentemente, a produção da planta.
Devemos lembrar que os pulgões são vetores das principais viroses do melão. Pode ser feito controle natural usando vespas, besouros e moscas.
3- Broca das cucurbitáceas: atacam as folhas, hastes e frutos, provocando prejuízos grandes. Os adultos depositam os ovos em botões florais e frutos novos, depois eclodem as larvas que penetram no fruto e dele se alimentam até completarem o desenvolvimento.
Ao se fazer controle químico, usar jatos dirigidos para as flores e frutos novos, no horário da tarde, para, assim, não prejudicar as abelhas polinizadoras.
4- Ácaro: o que favorece o aparecimento dessa praga são a baixa umidade relativa do ar, as altas temperaturas e os tratos culturais inadequados (presença de restos culturais e a proximidade de antigos plantios).
5- Murcha de nematoide (meloidogyne spp.): a infestação se caracteriza por touceiras de plantas com tamanho reduzido e com clorose foliar (manchas claras e secas nas folhas). As plantas infestadas apresentam, como reflexo, murchamento nas horas mais quentes do dia e sob estresse hídrico (falta de água).
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Produção de Melão.
- Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Aline De Oliveira
9 de jun. de 2021Gostaria de saber mais sobre o curso é valores.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jun. de 2021Olá, Aline
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika