WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Precisando fazer a poda do maracujá? Aprenda com as dicas abaixo!

A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando

Precisando fazer a poda do maracujá? Aprenda com as dicas abaixo!   Dicas Cursos CPT

 

A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. “Desta forma, a planta podada entra em brotação”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá.

A poda não deve ser realizada quando a planta estiver em repouso, ou seja, durante o inverno, pois ela poderá ficar prejudicada no seu desenvolvimento. Não deve ser feita também a poda quando a planta já tiver emitido botões florais, pois o início da produção será retardado.

A poda de formação tem o objetivo de conduzir a planta de acordo com o sistema de sustentação pré-escolhido. Quando a haste principal ultrapassar cerca de 20 cm ao arame superior, a ponta deve ser cortada para quebrar a dominância apical e forçar a brotação das gemas laterais. Assim que as gemas tiverem brotado, devem ser escolhidos dois brotos, logo abaixo do fio de arame, que vão formar os cordões ao longo do arame. Quando esses ramos laterais crescerem, devem ser conduzidos ao longo do fio de arame, um para a direita, outro para a esquerda. Uma boa distribuição dos ramos garante uma melhor circulação do ar e maior penetração de luz, o que favorece a sanidade da planta.

Se o sistema de condução for com espaldeira de dois arames, devem ser deixadas, também, duas brotações pouco abaixo do primeiro arame, uma à direita e a outra à esquerda para que formem dois cordões ou ramos secundários inferiores. Quando os ramos de duas plantas vizinhas se encontrarem, eles devem ser podados. Esta poda provoca o desenvolvimento de gemas laterais que formarão os ramos produtivos e crescerão como pendentes, formando a cortina.

Outra poda importante que deve ser feita é a poda da extremidade dos ramos produtivos a 20 cm do chão. Os ramos produtivos tendem a alcançar o solo, e os frutos que aí se formarem apodrecerão.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Sim, os maracujazeiros precisam de sistema de sustentação!
Uma fruta para plantar no quintal? M.A.R.A.C.U.J.Á!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!