
Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de mamão no ranking mundial. Os brasileiros colhem anualmente 1,5 milhão de toneladas de mamão. Cultivado amplamente no Pará, na Bahia e no Espírito Santo, “o fruto requer o uso de técnicas e tecnologia para alcançar bom padrão de qualidade”, explicam os especialistas da FRUPEX e professores do Curso CPT Produção de Mamão.
Temperatura e índice pluviométrico
O mamoeiro é uma frutífera tropical, ou seja, apresenta bom desenvolvimento em regiões com chuvas bem distribuídas. O índice pluviométrico deve permanecer entre 1.800 e 2.000 milímetros anuais. Já as temperaturas favoráveis ao cultivo de mamão podem variar entre 22°C e 26°C. Regiões com temperaturas abaixo de 15°C impactam negativamente no crescimento vegetativo do mamoeiro e comprometem a qualidade dos frutos.
Cultivares
São duas as cultivares de mamoeiro mais conhecidas: as do grupo Formosa e as do grupo Solo. Nesse último, temos o Papaia e o Havaí, seguidos das variedades Aliança e BS. Dentre as cultivares de mamão Formosa, o híbrido Tainung nº1 é um dos mais produtivos quando bem manejado. Os mamões do grupo Solo chegam a 500 gramas (média). Quanto aos do grupo Formosa, eles podem alcançar 1000 gramas (média).
Adubação
A adubação de cobertura do mamoeiro pode ser mensal ou bimestral. Quando nutrido com adubo orgânico, como esterco curtido, ou mesmo torta de mamona, a frutífera aumenta a produtividade. Nesse caso, o mais recomendado é adubar as mudas de mamão logo que são plantadas. Em síntese, a adubação orgânica preserva e sustenta a estrutura do solo, além de potencializar os efeitos da adubação de cobertura.
Irrigação
Como exige chuvas regulares, quando chega o período de estiagem, o mamoeiro deve ser cultivado em área com sistema de irrigação. Os mais indicados para essa cultura são o sistema de irrigação por gotejamento e o sistema de irrigação por microaspersão. Ambos são métodos localizados e, por esse motivo, mais eficientes, além de mais vantajosos para as mais variadas espécies de frutíferas.
Semeadura
A semeadura do mamoeiro pode ser feita com sementes do grupo Solo, produzidas pelo próprio fruticultor, ou sementes do grupo Formosa. Estas últimas devem ser adquiridas de fornecedores idôneos e reconhecidos no mercado. No processo, três sementes são inseridas em substrato específico e irrigadas até que germinem (normalmente, após 15 dias da semeadura). Das mudas germinadas, é essencial escolher a que apresenta mais viço e energia.
Doenças
Além da mancha anelar, que apresenta alto grau de contaminação dos mamoeiros, pois se dissemina rapidamente, há outra doença ainda mais agressiva. Seu nome é meleira, capaz de dizimar toda a plantação de mamão. A oxidação do látex dos mamões lembra um melado, daí o nome característico da doença. Deve-se proceder à inspeção contínua do pomar, pois ainda não existem métodos de controle eficientes.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.
Leia o artigo "Mamão: principais pragas do mamoeiro e métodos de controle."
Fonte: frutiferas.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Adilson Marques Carvalho
12 de fev. de 2022Desejo fazer o curso de mamão

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de fev. de 2022Olá, Adilson! Tudo bem?
Agradeço sua visita e comentário em nosso site!
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Para saber mais informações sobre o curso, acesse o link ou deixe seu telefone que uma de nossas consultoras entrará em contato.
Forte abraço!
Lorena