
A fruta physalis (Physalis angulata) é encontrada na região Amazônica (Colômbia e Brasil), também conhecida com os nomes populares camapum, saco-de-bode, mulaca, joá e joá-de-capote. Cresce em uma planta arbustiva da família das solanáceas, a mesma da berinjela e do tomate. Possui formato arredondado e suas cores podem variar (verde, amarela, laranja ou vermelha). Quando em desenvolvimento, a physalis permanece no interior de uma folha fina, em forma de cálice, formando uma espécie de casulo.
Physalis - alto valor no mercado e boa rentabilidade
Com o sabor acético adocicado, a physalis (joá) é consumida in natura, mas também é utilizada tanto na culinária (compotas, geleias e licores) como na medicina natural (tratamento de diabetes, reumatismo e doenças de pele). Devido a seu alto valor no mercado, esse fruto pode se tornar uma excelente oportunidade de negócio para pequeno e médio produtores.
Physalis – boa adaptabilidade, rusticidade e precocidade
Dentre suas principais vantagens estão adaptabilidade, rusticidade e precocidade, o que permite o cultivo em qualquer região do país. Entretanto, é de extrema necessidade adotar métodos de controle contra algumas pragas, como brocas, tripes e ácaros.
Siga algumas dicas fáceis para cultivar physalis:
1. Para iniciar o cultivo comercial de physalis, basta um hectare de terra, com solo rico em material orgânico (com pH entre 5,5 e 6,0).
2. A planta se desenvolve bem em temperaturas elevadas, mas se adapta bem a temperaturas baixas (não gosta de umidade).
3. O plantio é feito o ano todo, contanto que se faça a correção do solo por meio da análise em laboratório.
4. Antes de transplantá-la no solo, plante as sementes em bandejas de isopor (128 células), copos de plástico (300 mililitros) ou saquinhos de polietileno (13 x 13 centímetros).
5. A germinação ocorre de 10 a 20 dias (quando as mudas atingem entre 20 e 30 centímetros de altura, plante-as em local definitivo).
6. Assim que alcançarem 80 centímetros de altura, torna-se necessário o seu tutoramento (da mesma forma que o tomateiro).
7. O sistema de irrigação mais adequado ao cultivo de physalis é o de gotejamento.
8. Em apenas um hectare podem ser instaladas de 6 mil a 12 mil plantas, que produzem de um a três quilos de frutos cada uma.
9. Quando a umidade relativa do ar estiver muito alta, aplique calda bordalesa (a cada 15 dias) para evitar que a planta sofra o ataque de doenças fúngicas.
10. Para o controle de pragas (brocas, tripes e ácaros), pulverize a planta (a cada oito ou dez dias) com defensivos prescritos por engenheiro agrônomo.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Revista Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ASSIS SETEMBRINO MACHADO DOS SANTOS
9 de abr de 2021GOSTO DE AGRICULTURA AMADORA E ESTE SITE AJUDA MUITO.

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de abr de 2021Olá, Assis
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você tem gostado de nossos artigos.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Nair Maria Rauber
1 de fev de 2021Os nossos physalis estão com calosidades nos galhos, depois que cria esse tipo de calo ou nó eles não produzem mais. O que fazer para combater o problema?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de mar de 2021Olá,Nair Maria
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Existem diversas causas para os sintomas relatados, sendo assim, o ideal é procurar por um especialista, para que ele possa diagnosticar a causa real do problema, e indicar o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Erika

Frederico Marques
29 de jan de 2021Plantei physalis de fruta comprada em supermercado e geraram muitas mudas. O que me chamou atenção é que as plantas de folhas maiores não produziram frutos, parecem plantas macho. Só as physalis de folha pequena são produtivas. Ainda não li nada a respeito. Gostaria de entender .

Ingrid salik
20 de jan de 2021Plantei phisalis no vaso teu flores na sequencia o fruto pequeno que cai. Qual o problema?

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de mar de 2021Olá,Ingrid
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site.
Existem diversas causas para os sintomas relatados, sendo assim, o ideal é procurar por um especialista, para que ele possa diagnosticar a causa real do problema, e indicar o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Erika

Luis weber
12 de out de 2020Boa tarde gostaria de saber algum indicativo tanto de plantio quanto de comercializacao e tambem se pudesse enviar sementes para fazer teste

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de out de 2020Olá, Luis!
Agradecemos sua visita a nosso site!
Uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Rosane Miranda Assumpção de Paula
19 de ago de 2020Olá, gostaria de iniciar um cultivo comercial de physalis peruviana, mas não consigo encontrar sementes para comprar. Vocês indicam alguma empresa? Sou do estado do Rio de Janeiro

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de ago de 2020Olá, Rosane!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.
Atenciosamente
Lidiane Lisboa

Edimar Carlos Motta
17 de nov de 2019Bom dia !!! Realizei o plantio do phisalis, começou dar os frutos mas as folhas começou a amarelar. é normal ? Começou um período de muita chuva, o terreno tem uma boa drenagem.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov de 2019Olá,Edimar
Tudo bem?
Neste caso é necessário que um agrônomo acompanhe de perto seu plantio para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente,
Atenciosamente,
Erika Lopes

Luana Cristina
23 de jun de 2019Quero começar um plantio de physalis amador, não sei como começar, moro em Fortaleza - CE, mas vou plantar no interior do estado.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jun de 2019Olá Luana Crisitna,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Seguindos as dicas apresentadas no artigo, com certeza você terá muito sucesso com o cultivo.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

AMÉLIA SANTIAGO
12 de jan de 2019QUERO INICIAR UMA PLANTAÇÃO DE CRISALYS, 1 HECTARE, TEM LIVRO QUE POSSA ME AJUDAR NESSE NOVO EMPREENDIMENTO?grata Amelia Santiago Santa Margarida do Sul/RS

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jan de 2019Olá Amélia,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Não temos um específico, nossas consultoras entrarão em contato para informações.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

JOSE CARLOS pinto peixoto
20 de nov de 2018tem physalis venenoso porque no meu quinta nasceu ele e meio amarelo

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov de 2018Olá Jose,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Há que se tomar muito cuidado com outras variedades de physalis que não sejam as angulata e peruviana. Ambas são próprias para o consumo e estão disponíveis no mercado, enquanto outras com diferença na arquitetura da planta, como tamanho e forma de crescimento, e na cor dos frutos podem ser venenosas. Conhecida também como camapum, saco de bode, mulaca, joá e joá de capote, a physalis é pequena, redonda e de cor verde, amarela, laranja ou vermelha. Nasce em arbusto de caule ereto e ramificado, que pode atingir até 2,5 metros de altura quando tutorado. Durante seu desenvolvimento, a physalis fica dentro de um casulo feito de folha fina e em formato de cálice.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto