
O pessegueiro e outras frutíferas podem ser atacados pela mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus). O corpo da mosca chega aos 7 mm de comprimento e apresenta a cor amarelada (amarelo escuro). Suas asas alcançam 16 mm, são transparentes e possuem manchas escuras. Já a larva atinge até 9 mm de comprimento e possui corpo liso, de cor branca ou branco-amarelada. É no estado larval que a praga causa danos no fruto, mais especificamente na polpa do pêssego, da qual se alimenta.
Tudo acontece quando a mosca-das-frutas ovoposita nos frutos do pessegueiro. Dentro deles, os ovos da Anastrepha fraterculus se desenvolvem e transformam-se em larvas. Estas se alimentam da polpa do pêssego, onde cavam galerias. Com a ação da praga na polpa, o fruto se decompõe, tornando-se impróprio para o consumo. Mas o ciclo da mosca-das-frutas continua.
Caso o controle não seja feito rapidamente, as larvas saem do fruto e caem no solo, onde penetram até 5 cm de profundidade. No interior do solo, elas se transformam em pupas, que se tornam novamente moscas. Isso ocorre em um ciclo contínuo e destrutivo. Por isso, o controle imediato deve ser feito pelo fruticultor.
As medidas de controle da mosca-dos-frutos podem ser tomadas tanto dentro do pomar como fora dele. Tudo depende do grau de infestação da praga. Dentre as principais, temos:
Retirada dos frutos temporãos
Jamais deixe os frutos amadureceram nas frutíferas suscetíveis ao ataque da praga. Caso contrário, elas serão foco de infestação da mosca-dos-frutos. Esses frutos temporãos podem ser utilizados como armadilhas, por meio da elaboração de seu suco.
Eliminação dos frutos do chão
Frutos no chão são foco para infestação da praga. Portanto, elimine todos os frutos que encontrar no terreno, enterrando-os a 30 cm de profundidade. Se desejar, esses frutos também podem ser utilizados como suco nas armadilhas para as moscas-das-frutas.
Utilização de armadilhas atrativas
Disponha pelo pomar várias armadilhas que possam atrair e aprisionar as moscas-das-frutas. Quanto mais armadilhas espalhadas nas frutíferas melhores os resultados. Lembre-se de usar o suco das frutas maduras como atrativo. Mesmo que ele sofra fermentação, as moscas serão atraídas por ele.
Pulverize o pomar com inseticidas
Consulte um engenheiro agrônomo para que ele prescreva o inseticida mais eficiente e demonstre como fazer a sua aplicação no pomar. Dentre os mais utilizados, temos: dimetoato, fenitrotion, fention e triclorfon. A pulverização deve feita por cultivar, devido aos diferentes períodos de ataque da mosca. Daí a necessidade da visita de um especialista.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Globo Rural e Embrapa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.