WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que a compostagem é importante na produção animal?

Entenda as técnicas da compostagem e como ela pode transformar resíduos em recursos valiosos

A compostagem é um processo natural de fermentação aeróbica conduzido por microrganismos, no qual a matéria orgânica é decomposta e reincorporada à natureza, podendo ser utilizada como adubo, explica Professor Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal.

Na produção animal, a geração contínua de resíduos destaca a compostagem como o método mais eficaz para evitar a poluição ambiental decorrente do descarte inadequado. Entretanto, é importante conhecer os princípios e diretrizes para sua implantação correta na propriedade.

A compostagem não apenas considera o aspecto ambiental, mas também a biossegurança e a prevenção da disseminação de patógenos, que pode ocorrer mesmo dentro da propriedade.

A biotecnologia aplicada à compostagem reproduz de forma controlada e acelerada as condições naturais desse processo. Contudo, o aumento populacional e o crescimento urbano têm intensificado a produção animal, resultando em um volume significativo de resíduos. Nesse cenário, soluções economicamente viáveis e ambientalmente corretas, como a compostagem, são essenciais.

Durante a compostagem, a decomposição da matéria orgânica pelos microrganismos resulta em um biocomposto de alta qualidade que pode ser utilizado como adubo para plantas e solo. É importante ressaltar que a decomposição de material vegetal difere da decomposição de fezes, urina e carcaças em relação à biossegurança.

Para transformar os resíduos da produção animal em recursos positivos para o meio ambiente, é importante que o produtor rural desenvolva uma consciência ambiental e se preocupe com o impacto ambiental de sua propriedade. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos funcionários e da família, mas também preserva a propriedade, evitando sua degradação.


Por que a compostagem é importante na produção animal?

Técnicas tradicionais:

Antigamente, resíduos de animais, como carcaças, restos de partos e animais mortos, eram descartados a céu aberto. Hoje, essa prática é considerada inaceitável devido ao risco de atrair animais como urubus e outros animais sinantrópicos, o que pode promover a disseminação de doenças. Além disso, o consumo dessas carcaças por outros animais pode resultar em doenças como clostridioses e botulismo.

 A seguir, serão apresentadas outras formas de descarte de resíduos de animais:

Valas
A escavação é realizada para enterrar resíduos como lixo e carcaças de animais. No entanto, essa técnica pode atrair animais carnívoros, como os gambás, que ao escavar, podem disseminar patógenos pelo ambiente. Além disso, a vala está sujeita a inundações, o que pode contaminar o lençol freático e as fontes de água da propriedade.
Incineração
A alta umidade presente nas carcaças requer uma alta temperatura durante a incineração, resultando em uma significativa poluição do ar e riscos de acidentes. É importante ressaltar que a legislação ambiental referente à incineração de carcaças é rigorosa, e em algumas localidades, a propriedade flagrada queimando carcaças pode ser multada. Além disso, a incineração produz maus odores e tem um custo associado.
Fossas anaeróbicas
As valas são estruturas de concreto usadas para o depósito de dejetos. No entanto, essa técnica apresenta desvantagens, como a produção de chorume e mau odor devido à geração de metano. Além disso, ao longo do tempo, não há espaço para a construção de novas fossas, pois as antigas vão se acumulando no ambiente.
 Compostagem  
Trata-se de um processo aeróbico controlado, realizado por microrganismos decompositores, para o tratamento de resíduos orgânicos. Esse processo é aplicável a resíduos de origem urbana, industrial, agrícola ou florestal. Durante esse processo, os microrganismos decompõem a matéria orgânica, liberando dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O).

Curso CPT Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da área Cursos na Área Meio Ambiente.
Por: Thiago Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?