
Os reservatórios subterrâneos são os locais, abaixo da superfície do solo, onde existe um grande volume de água que, em decorrência do processo de percolação, acumulou-se sobre a camada impermeável do solo. "Esse armazenamento de água subterrânea pode ser chamado de lençóis ou aquíferos subterrâneos", afirma Dr. Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso a Distância CPT Recuperação e Conservação de Nascentes, em Livro+DVD e Curso Online.
Os aquíferos subterrâneos são formações geológicas permeáveis que permitem que a água se acumule no interior do solo. Dependendo da forma de como a água circula no interior do solo, existem três tipos primários de aquíferos, que são: poroso, cárstico e fissural.
- Aquífero poroso
É aquele no qual a água circula nos poros dos solos e grãos constituintes das rochas sedimentares ou sedimentos;
- Aquífero cárstico
É aquele no qual a água circula pelas aberturas ou cavidades causadas pela dissolução de rochas, principalmente nos calcários; e
- Aquífero fissural
Recebe essa denominação aqueles aquíferos em que a água circula pelas fraturas, fendas e falhas nas rochas.
Além disso, dependendo da forma como a água subterrânea fica aprisionada no interior do solo, os aquíferos são classificados em três tipos, que são: lençóis freáticos, lençóis empoleirados e lençóis artesianos.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.