
Dos processos erosivos principais, cita-se a erosão hídrica e a eólica, causadas respectivamente pela água e pela ação do vento. Em termos de localização geográfica, no Brasil a erosão hídrica é mais preocupante que a eólica, pois o país apresenta um clima tropical onde a ocorrência e quantidade de chuva é bem expressiva. "A erosão hídrica é ocasionada pela água das chuvas que correm em forma de enxurradas e enchentes e causa danos graves aos terrenos", afirma Dr. Caetano Marciano de Souza, professor do Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo, em Livro+DVD e Curso Online. A erosão hídrica ocorre nas seguintes etapas:
1- Desprendimento ou desagregação
A erosão começa pela desagregação do solo. É normalmente promovida pelo impacto da gota da chuva na superfície do solo desprotegido de vegetação ou pelas operações durante o preparo. As partículas pequenas e leves do solo (argila e matéria orgânica) são preferencialmente desprendidas pelo impacto da gota. Nessa etapa, há gasto de energia, gasto este que será tanto maior quanto mais protegido e agregado estiver o solo, diminuindo a energia total da chuva e assim sua capacidade de transportar o material de solo desprendido na etapa seguinte do processo erosivo.
2. Transporte
A segunda etapa do processo erosivo é o transporte do material desagregado na primeira etapa. Após o material ser desprendido é, então, transportado pela ação da própria gota de água que o arremessa para longe, pela enxurrada e, ou pelo vento que o arrasta. Nessa etapa, também há gasto de energia.
3. Deposição
A terceira e última etapa da erosão é a deposição do material que foi desagregado e transportado. Essa etapa ocorre quando os agentes erosivos perdem energia, não havendo, portanto, gasto de energia.
Portanto, a sequência das etapas do processo erosivo a partir do impacto da gota no solo nu pode ser assim resumida: desprendimento, arraste e deposição. O agente de erosão mais relevante, particularmente para as condições tropicais e subtropicais, é a chuva intensa que provoca ruptura dos agregados e a dispersão das argilas.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.