
A análise da textura do solo deve ser realizada antes de se implantar uma piscicultura. Tem por finalidade verificar se o solo é mais argiloso ou arenoso, possibilitando ao aquicultor, assim, determinar corretamente a vazão de água dos tanques.
"Viveiros escavados em um terreno arenoso necessita de 7,5 a 12 L/s enquanto os viveiros escavados em terreno argiloso precisa de 2,5 a 4 L/s", afirma Dr. Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.
Solo ideal para a construção de viveiros deve ter, no mínimo, 20% de argila e, pelo menos, 30% da fração fina, ou seja, um solo que possui partículas (siltes) menores e que, por isso, é mais fácil de ser compactado.
Na concepção do sistema produtivo de piscicultura, se o solo for arenoso, as perdas de água por infiltração devem ser minimizadas por meio de revestimento do solo com lonas próprias, membranas sintéticas flexíveis (PEAD; PVC) e materiais similares, quando da adoção de viveiros escavados ou tanques circulares.
O produtor precisa ter em mente que a impermeabilização de viveiros traz um ônus considerável para o projeto. Portanto, antes de desembolsar o dinheiro para tal investimento, deve ser realizado uma análise econômica para averiguar se a geração de caixa (renda líquida) será capaz de arcar com esse valor adicional e ainda remunerar o piscicultor de forma adequada.
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.