
A transparência está relacionada com a quantidade de plâncton presente na água. Para medi-la, mergulhe o disco de Secchi, aparelho utilizado para este fim, e meça a qual profundidade máxima que ele pode ser visto com clareza dentro d’água.
"Se você colocar uma fita métrica diretamente presa ao disco, a leitura é imediata", afirma Dr. Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.
Você deve medir a transparência da água, semanalmente, de preferência, por volta do meio-dia com o sol a pino. Quando a água estiver barrenta, significa que ela tem partículas de argila em suspensão. Pode ser causada pelas partículas de solo suspensas na água devido à presença de peixes que revolvem o fundo como a carpa cabeça grande e alguns bagres como o Surubim e o Catfish. Essa condição interfere na leitura da transparência.
Quando a água se apresenta esverdeada, significa presença de fitoplâncton (algas), que é ideal para peixes filtradores, como a tilápia, que se alimentam desses alimentos vivos nas primeiras fases de crescimento. Já a água clara é ideal para peixes carnívoros como o surubim.
Estabelecer a transparência ideal para piscicultura é muito difícil, mas fica aproximadamente entre 30 e 60 cm. Tanques com água muito transparente, aqueles cujo disco desaparece somente com mais de 60 cm, favorecem o desenvolvimento de plantas aquáticas submersas enraizadas como as Elódeas em pontos mais rasos.
Além dessas, também é comum verificar a instalação de outros vegetais terrestres adaptados a ambiente aquático, como Braquiária de brejo (Braquiária subquadripara) e Capim Angola (Braquiária mutica), dentre outras. Já a transparência menor que 40 cm indica excesso de algas, o que pode implicar na diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido em períodos sem luz.
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.