WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Galinha Caipira. Entenda um pouco mais sobre sua criação

As aves criadas no sistema caipira são geneticamente melhoradas, o que permite um maior potencial de crescimento sem perder a rusticidade

Galinha Caipira. Entenda um pouco mais sobre sua criação

As aves criadas no sistema caipira são geneticamente melhoradas, o que permite um maior potencial de crescimento sem perder a rusticidade. A ave caipira é um produto diferenciado, resultante do cruzamento de raças pesadas de corte com raças semipesadas de postura, o que a caracteriza como menos exigente e mais resistente a adversidades que o frango de corte industrial, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.


A ave caipira é um produto diferenciado, sendo criada de forma intensiva, semi-intensiva ou extensiva. Isto faz com que os produtores tenham animais com bom desempenho e produtos para oferecer ao mercado, com sabor característico dos caipiras.


Sistema de produção de aves:
O método de "Sistema Caipira de Criação de Aves" representa um novo modelo para a criação de frangos. Não há a intenção de excluir todas as conquistas da avicultura industrial, que transformou a carne de frango em um dos alimentos mais populares e acessíveis, e que colocou o Brasil na posição de destaque como produtor e exportador mundial.


Instalações:
O galpão deve ser construído de forma simples e funcional com o objetivo de oferecer um ambiente higiênico, protegido e que ajude, facilitando o manejo dos animais (recebimento de pintinhos, retirada dos animais, fornecimento de ração e água, retirada da cama e desinfecção). Podem ser utilizados recursos naturais da propriedade tais como madeira redonda, bambu, estacas etc.


Manejo de piquetes:
O acesso dos animais aos piquetes é grande responsável pelo sabor e cor dos produtos gerados no sistema de criação semi-intensivo. Além disso, ajuda na redução do custo com a alimentação, o qual pode chegar a 70% do custo de produção em granjas comerciais.


A escolha de uma correta forrageira, assim como técnicas produtivas, será fundamental para o sucesso na produção. (O uso de piquetes atende às necessidades operacionais do negócio, pois acarreta redução dos custos com a alimentação).


Manejo alimentar:
O consumo de vegetais verdes pelas aves confere sabor especial e boa coloração à carne, além de pigmentação da gema dos ovos. Essa melhora da pigmentação faz com que esses ovos sejam preferidos para o preparo de massas, doces, e bolos, além de constituir um atrativo ao consumo dos ovos. Entretanto, a pigmentação dos ovos pode ser influenciada pelo tipo de poedeira que está sendo usado, bem como pelo sistema de criação que está sendo empregado.


A produção de carne e ovos pelos animais está diretamente relacionada com o fornecimento de ração. Quando as aves possuem baixo acesso à alimentação, a produtividade será reduzida.
Todo o material proveniente de hortas poderá ser utilizado na alimentação das aves. Para facilitar a ingestão, é interessante que este seja picado.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?