WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fases da criação de peixes

O cultivo de peixes é constituído, basicamente, por três fases, ou seja: a alevinagem, a recria, e a engorda, sendo que cada uma delas corresponde a um tipo específico de piscicultura

Fases da Criação de Peixes   Dicas Cursos CPT


O cultivo de peixes é constituído, basicamente, por três fases, ou seja: a alevinagem, a recria, e a engorda, sendo que cada uma delas corresponde a um tipo específico de piscicultura. Para que cada fase seja bem conduzida, é necessário que o piscicultor conheça as formas de manejo e os cuidados que cada uma dessas etapas requer, visando manter as condições adequadas para o desenvolvimento dos peixes.

Atualmente, é recomendado que cada fase seja executada em pisciculturas diferentes, pois as novas tecnologias permitem a separação com maior eficiência.

1 - Alevinagem


A alevinagem refere-se à produção dos alevinos, que são os filhotes dos peixes, os quais, quando atingem o tamanho e o peso ideal, serão comercializados para outras pisciculturas, que se encarregarão de fazer a recria e a engorda dos mesmos. Essa etapa é realizada em criatórios especializados que são responsáveis, exclusivamente, pela produção dos alevinos de forma eficiente.

Nessa fase, utilizam-se matrizes selecionadas e de alto potencial genético e reprodutivo. Para isso, os ovos são retirados diretamente da boca das matrizes fêmeas (no caso das tilápias), quando essas se encontram no período de ovulação, e, depois, são colocados para encubarem artificialmente.

Os alevinos devem ser comercializados quando atingirem o peso ideal e depois de passarem por um treinamento alimentar que os deixará aptos a se alimentarem com ração farelada ou balanceada, dependendo da espécie. Isso facilitará o início da recria e a condução da engorda, proporcionando a obtenção de um elevado potencial de desenvolvimento dos peixes.

No caso particular dos alevinos de tilápias, após o processo de incubação, as larvas não terão ainda sexo definido. Só depois de algum tempo, quando elas se transformarem em alevinos, é que ocorre a definição do sexo. Por se tratar de uma espécie de peixe com alto poder de reprodução, é desejável que a maioria dos alevinos adquiridos sejam machos, para evitar a superpopulação dos viveiros na fase de engorda. Assim, se houver, em um mesmo viveiro, um número considerável de machos e fêmeas, a capacidade de suporte desses viveiros será ultrapassada em pouco tempo.

Mas, se o viveiro for povoado, em sua grande maioria, por peixes machos, isso não acontecerá. Após o período de tratamento da reversão sexual, os hormônios fornecidos aos alevinos já não existirão no organismo dos mesmos. Por isso, nos criatórios especializados, as larvas passam por um processo, chamado de reversão sexual, garantindo que mais de 95% dos alevinos comercializados sejam machos. Esse processo consiste em fornecer hormônios masculinizantes às larvas, durante 30 dias.

Para que possam funcionar legalmente, os criatórios especializados na criação de alevinos precisam ser regulamentados, ou seja, devem ser devidamente registrados na “Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca” do Estado a que pertencem.

Portanto, independente da espécie de alevinos  que o produtor pretende adquirir, a maneira mais segura de obtê-los, com a qualidade adequada, é comprando-os em criatórios especializados, devidamente registrados no órgão competente, e que, além disso, sejam idôneos e reconhecidos no mercado.

2 - Recria


Os viveiros revestidos de concreto para recria de alevinos são de muita utilidade para alguns espécies, principalmente para tilápia e surubim.

Depois que os filhotes de cada espécie atingem o tamanho ideal para comercialização, eles serão cultivados em outra piscicultura, isto é, passarão para a segunda fase do processo, que é denominada “recria”, até se tornarem peixes juvenis.

A recria poderá ser feita de duas formas, isto é, de maneira independente, quando a piscicultura se especializa apenas em recriar os alevinos até se tornarem peixes juvenis, quando serão comercializados para as pisciculturas de engorda, ou, em conjunto, com a terceira fase do processo, que é a engorda de peixes, a qual consiste em cultivar os peixes juvenis em outros ambientes de cultivo até atingirem o ponto de comercialização.

Portanto, quando se tratar de uma piscicultura responsável por realizar apenas a fase de recria dos alevinos, esses serão adquiridos diretamente dos criatórios especializados em alevinagem e transferidos para a piscicultura de recria, onde permanecerão até se tornarem peixes juvenis, quando, então, serão transferidos para uma terceira piscicultura, onde a engorda será realizada.

Esse sistema tem como vantagem a facilidade de distribuição de alevinos, pois as distâncias entre os criatórios especializados e a piscicultura de engorda dos peixes são encurtados.

3 - Engorda


Quando se tratar de uma piscicultura que é responsável por realizar apenas a fase de engorda dos peixes juvenis, esses devem ser adquiridos diretamente das pisciculturas especializadas na recria dos mesmos e, em seguida, transferidos para a piscicultura de engorda, em outra fazenda, onde permanecerão até se tornarem peixes adultos, quando, então, serão comercializados para o mercado consumidor.

Entretanto, a prática da piscicultura de engorda, separada da de recria, só existe quando é possível adquirir os peixes juvenis de uma piscicultura especializada na recria de alevinos. Se isto não for possível, será necessário que o piscicultor adquira os alevinos de um criatório especializado e, nesse caso, a recria será feita, na mesma fazenda, em conjunto com a engorda, o que poderá ser feito em viveiros de terra ou em tanques-rede.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVD e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por: Ana Carolina dos Santos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Reginaldo Almeida Ribeiro

24 de jun. de 2023

muito bom o curso e estimula o pequeno produtor a ter sucesso com sua produção.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jun. de 2023

Olá, Reginaldo Almeida Ribeiro! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Ferreira Da Conceição

30 de mai. de 2023

Gostei da matéria publicada.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mai. de 2023

Olá, Ferreira Da Conceição! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Claudia Regina

20 de jun. de 2021

Boa tarde, gostaria de informações sobre o curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2021

Olá, Claudia Regina 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Rogério

22 de jan. de 2019

Curso de criar peixes em bioflocos

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jan. de 2019

Olá Rogério,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações osbre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?