
Segundo a Prof.ª Dr.ª Cristiane Sampaio Fonseca, do Curso CPT Higienização nas Indústrias de Alimentos, “Todo programa de higienização, para ser proveitoso e eficiente, deve ser planejado pensando na frequência da limpeza, no grau de limpeza desejado, nos produtos químicos e na quantidade desses a ser usada, e, por fim, no pessoal encarregado pela higienização.”
É importante ressaltar, nesse momento, que deve-se determinar quem fará e como será feita a supervisão da operação. Não se deve deixar alguma etapa de lado, por “falta de tempo” ou por falta de um determinado produto. Mas, afinal, quais são as etapas do procedimento de higienização? As etapas do procedimento de higienização correspondem:
• Pré-lavagem
• Lavagem com detergentes alcalinos e ácidos
• Enxágue
• Sanificação
• Avaliação da Atividade de detergentes e sanificantes.
Todo cuidado deve ser tomado ao manipular os produtos químicos para limpeza e, em nenhuma circunstância, deve-se deixar qualquer tipo de produto alimentício exposto ao risco de contaminação durante a higienização.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Princípios Básicos de Higienização para Indústrias de Alimentos
Conheça os Cursos CPT da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.