Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba o que faz o leite coalhar

A proteína presente no leite (caseína) pode fazer o leite coalhar, quando em condições favoráveis, como calor e acidez

Leite coalhar

 

O leite de vaca é o mais consumido em nosso país. Ele contém mais de 80% de água. O restante engloba gorduras, lactose, vitaminas hidrossolúveis, proteínas e sais minerais. O elemento que mais varia é a gordura, pois a sua porcentagem no leite depende de alguns fatores, como época do ano, além da nutrição da vaca e do tipo de raça. Já a proteína presente no leite (caseína) pode fazer o leite coalhar quando em condições favoráveis, como calor e acidez.

“Na indústria de laticínios, o leite é coalhado propositalmente, para fazer iogurte e queijos. Mas todo o processo é controlado. Há acréscimo de aditivos que fazem com que o leite coalhe”, afirma Célia Lúcia Ferreira, do Curso CPT Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso.

Quando o leite coalha, de forma natural, sem nenhum ingrediente adicionado a ele, é porque a temperatura pode ter aumentado muito, ou ainda o período de validade do leite expirou. Às vezes, também ocorre o coalho do leite pelo aumento das bactérias já existentes nele, que tornam o meio ácido.

Aditivos ácidos

Quando são adicionadas substâncias ácidas ao leite, ele coalha. Isso é feito intencionalmente, para fazer coalhadas, iogurtes ou queijos. Muitos usam, para isso, “leitelho” (soro do leite), vinagre ou limão. Esses aditivos ácidos fazem com que a proteína presente no leite, conhecida como caseína, induza a produção de ácido lático, causando o coalho do leite.

Exposição ao calor

Quando a temperatura do leite aumenta, principalmente quando ele é levado ao forno ou ao fogão, a caseína (proteína) se separa da gordura, fazendo com que o leite fique coalhado. É bom lembrar que o processo de cozimento que coalha o leite não é prejudicial à saúde dos consumidores.

Término da validade

Ao terminar a validade do leite, ele coalha porque o ambiente interno torna-se propício para a proliferação de bactérias. Elas fazem com que o açúcar da lactose natural se transforme em ácido lático, azedando e coalhando o leite. Esse coalho não deve ser consumido, pois faz mal à saúde!

Para evitar que isso ocorra e para aumentar a vida de prateleira do leite, ele sofre o processo de pasteurização. Isso é feito para eliminar os microrganismos nocivos que futuramente podem causar o coalho indesejável do leite.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: eHow.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Eunice Rodrigues

6 de ago de 2019

Faço queijo colonial mas nos últimos dias venho enfrentando um grande problema que não sei a causa pois o procedimento que fazia continuo fazendo. Tiro o leite cru, retiro a terça parte e aqueço a 65 graus, misturo ao leite cru para chegar a temperatura de 35 graus. coloco o coalho HA-LA, misturo, o leite coalha, corto a massa, faço a mexedura, e aí surge o problema, a massa não se separa do soro e quando vou colocar nas formas, fica uma massa enfarinhada não une. Já fiz os testes de mamite e nosso leite também é entregue para a industria e não tem dado nenhum tipo de problema. O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago de 2019

Olá Eunice Rodrigues,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Com o procedimento adota é o padrão de muito tempo, o problema pode está sendo gerado pelo coalho. Sugiro que realize a troca do produto, caso o problema persista, o ideal será procurar por um profissional da área, para que ele possa realizar testes mais precisos e determinar o real causador do problema.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Ana Cristina Mota Simões

5 de jul de 2019

Esquentei meu leite no fogão, depois adicionei coalho, porém o leite não quer coalhar. O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jul de 2019

Olá Ana Cristina Mota Simões,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ao adicionar o coalho, o leite estava muito quente? Pois altas temperaturas dificultam a coagulação.
O coalho utilizado está dentro do prazo de validade?
A quantidade de coalho adicionada foi a recomendada para quantidade de leite?

Você poderá tentar coalhá-lo novamente, para isso, aqueça o leite de modo que ele não fique muito quente (algo próximo a 45 a 50ºC), e adicione a quantidade coalho recomendada para o tanto de leite que está sendo utilizada.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Sirlei

10 de jun de 2019

Tiro leite de manhã e faço meu queijo com o coalho, e fica uma beleza! Mas se eu deixar pra fazer o queijo a tarde ele, não coalha de jeito nenhum, tenho que jogar tudo fora. Vocês podem me ajudar? O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun de 2019

Olá Sirlei,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Quando você deixa para fazer o queijo a tarde, como é feito o armazenamento do leite? O que pode estar dando o problema é a maneira como você o armazena.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Lauren

2 de abr de 2019

Olá. Deixei um copo de leite (uht) fora da geladeira, aqui onde moro é muito calor, quando fui ver estava um creme, parecendo requeijão ou aquele iogurtes grego. Não virou coalhada, é um creme mesmo. Posso consumir como iorgute ou descarto?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de abr de 2019

Olá Lauren,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode consumir, usar em receitas.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Leonardo soares

17 de mar de 2019

Amigo tenho 2 cabras que o leite estão falhando o que faço...

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar de 2019

Olá, Leonardo!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

benedita antonieta de moraes

5 de fev de 2019

NA MINHA BATIDA DE COCO USO APENAS LEITE CONDENSADO INDUSTRIALIZADO, LEITE DE COCO INDUSTRIALIZADO, CACHAÇA . ESTOU EM UMA REGIÃO MUITO QUENTE SERIA ISTO:

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de fev de 2019

Olá Benedita,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. A temperatura pode fazer o leite coalhar sim, tente armazena-las em ambiente mais fresco.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Benedita Antonieta de Moraes

4 de fev de 2019

Faço batida de côco usando leite condensado e leite de coco industrializado e clientes tem reclamado que tem talhado. Tem algo que eu possa colocar ou fazer o isto não acontecer

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de fev de 2019

Olá Benedita,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Você está utilizando algum ingrediente ácido na sua receita? Provavelmente deve ser isso.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marinalva Nascimento Speltri

20 de out de 2018

comprei 2 litros leite de vaca a 15 dias, mesmo na geladeira ele azedou, como devo proceder para fazer a coalhada? Por favor me oriente, obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de out de 2018

Olá Marinalva,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

De uma olhda em algumas receitas que você pode fazer clicando aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

j0ana

3 de out de 2018

Como faço para descobrir qual vaca está com o leite ácido. provocando o coalhamento indesejável de todo o meu leite?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de out de 2018

Olá Joana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Neste link, você conhecerá formas de medir o pH do leirte: http://www.splabor.com.br/blog/medidor-de-ph/aprendendo-mais-testes-para-analise-triagem-do-leite/

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

 

 

Gerson de Mello

10 de ago de 2018

Porquê não devo usar coalho no leite fervido?? Eu posso adicionar o coalho no leite q já azedou par fazer queijo e não tão somente o requeijão ??

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago de 2018

Olá Gerson,

Agradecemos a visita e cometário em nosso site.

Você pode usar o coalho no leite sim, isso acontece em processos onde o leite é pasteurizado antes da fabricação do queijo. Não há a necessidade de adicionar o coalho se o leite já estiver coagulado.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!