WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba o que faz o leite coalhar

A proteína presente no leite (caseína) pode fazer o leite coalhar, quando em condições favoráveis, como calor e acidez

Leite coalhar

 

O leite de vaca é o mais consumido em nosso país. Ele contém mais de 80% de água. O restante engloba gorduras, lactose, vitaminas hidrossolúveis, proteínas e sais minerais. O elemento que mais varia é a gordura, pois a sua porcentagem no leite depende de alguns fatores, como época do ano, além da nutrição da vaca e do tipo de raça. Já a proteína presente no leite (caseína) pode fazer o leite coalhar quando em condições favoráveis, como calor e acidez.

“Na indústria de laticínios, o leite é coalhado propositalmente, para fazer iogurte e queijos. Mas todo o processo é controlado. Há acréscimo de aditivos que fazem com que o leite coalhe”, afirma Célia Lúcia Ferreira, do Curso CPT Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso.

Quando o leite coalha, de forma natural, sem nenhum ingrediente adicionado a ele, é porque a temperatura pode ter aumentado muito, ou ainda o período de validade do leite expirou. Às vezes, também ocorre o coalho do leite pelo aumento das bactérias já existentes nele, que tornam o meio ácido.

Aditivos ácidos

Quando são adicionadas substâncias ácidas ao leite, ele coalha. Isso é feito intencionalmente, para fazer coalhadas, iogurtes ou queijos. Muitos usam, para isso, “leitelho” (soro do leite), vinagre ou limão. Esses aditivos ácidos fazem com que a proteína presente no leite, conhecida como caseína, induza a produção de ácido lático, causando o coalho do leite.

Exposição ao calor

Quando a temperatura do leite aumenta, principalmente quando ele é levado ao forno ou ao fogão, a caseína (proteína) se separa da gordura, fazendo com que o leite fique coalhado. É bom lembrar que o processo de cozimento que coalha o leite não é prejudicial à saúde dos consumidores.

Término da validade

Ao terminar a validade do leite, ele coalha porque o ambiente interno torna-se propício para a proliferação de bactérias. Elas fazem com que o açúcar da lactose natural se transforme em ácido lático, azedando e coalhando o leite. Esse coalho não deve ser consumido, pois faz mal à saúde!

Para evitar que isso ocorra e para aumentar a vida de prateleira do leite, ele sofre o processo de pasteurização. Isso é feito para eliminar os microrganismos nocivos que futuramente podem causar o coalho indesejável do leite.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: eHow.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Guilherme hugo

16 de nov de 2019

Boa noite. Já tem uns três dias que comprei uma vaca, só que não consigo fazer o queijo com leite dela que não coalha o que pode está acontecendo.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov de 2019

Olá,Guilherme

Como vai?

Recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para analisar o que pode estar acontecendo e assim orientá-lo de forma mais eficiente.

O CPT disponibiliza vários cursos na área de Laticínios, link: https://www.cpt.com.br/cursos-laticinios

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Eunice Rodrigues

6 de ago de 2019

Faço queijo colonial mas nos últimos dias venho enfrentando um grande problema que não sei a causa pois o procedimento que fazia continuo fazendo. Tiro o leite cru, retiro a terça parte e aqueço a 65 graus, misturo ao leite cru para chegar a temperatura de 35 graus. coloco o coalho HA-LA, misturo, o leite coalha, corto a massa, faço a mexedura, e aí surge o problema, a massa não se separa do soro e quando vou colocar nas formas, fica uma massa enfarinhada não une. Já fiz os testes de mamite e nosso leite também é entregue para a industria e não tem dado nenhum tipo de problema. O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago de 2019

Olá Eunice Rodrigues,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Com o procedimento adota é o padrão de muito tempo, o problema pode está sendo gerado pelo coalho. Sugiro que realize a troca do produto, caso o problema persista, o ideal será procurar por um profissional da área, para que ele possa realizar testes mais precisos e determinar o real causador do problema.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Ana Cristina Mota Simões

5 de jul de 2019

Esquentei meu leite no fogão, depois adicionei coalho, porém o leite não quer coalhar. O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jul de 2019

Olá Ana Cristina Mota Simões,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ao adicionar o coalho, o leite estava muito quente? Pois altas temperaturas dificultam a coagulação.
O coalho utilizado está dentro do prazo de validade?
A quantidade de coalho adicionada foi a recomendada para quantidade de leite?

Você poderá tentar coalhá-lo novamente, para isso, aqueça o leite de modo que ele não fique muito quente (algo próximo a 45 a 50ºC), e adicione a quantidade coalho recomendada para o tanto de leite que está sendo utilizada.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Sirlei

10 de jun de 2019

Tiro leite de manhã e faço meu queijo com o coalho, e fica uma beleza! Mas se eu deixar pra fazer o queijo a tarde ele, não coalha de jeito nenhum, tenho que jogar tudo fora. Vocês podem me ajudar? O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun de 2019

Olá Sirlei,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Quando você deixa para fazer o queijo a tarde, como é feito o armazenamento do leite? O que pode estar dando o problema é a maneira como você o armazena.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Lauren

2 de abr de 2019

Olá. Deixei um copo de leite (uht) fora da geladeira, aqui onde moro é muito calor, quando fui ver estava um creme, parecendo requeijão ou aquele iogurtes grego. Não virou coalhada, é um creme mesmo. Posso consumir como iorgute ou descarto?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de abr de 2019

Olá Lauren,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode consumir, usar em receitas.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Leonardo soares

17 de mar de 2019

Amigo tenho 2 cabras que o leite estão falhando o que faço...

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar de 2019

Olá, Leonardo!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

benedita antonieta de moraes

5 de fev de 2019

NA MINHA BATIDA DE COCO USO APENAS LEITE CONDENSADO INDUSTRIALIZADO, LEITE DE COCO INDUSTRIALIZADO, CACHAÇA . ESTOU EM UMA REGIÃO MUITO QUENTE SERIA ISTO:

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de fev de 2019

Olá Benedita,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. A temperatura pode fazer o leite coalhar sim, tente armazena-las em ambiente mais fresco.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Benedita Antonieta de Moraes

4 de fev de 2019

Faço batida de côco usando leite condensado e leite de coco industrializado e clientes tem reclamado que tem talhado. Tem algo que eu possa colocar ou fazer o isto não acontecer

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de fev de 2019

Olá Benedita,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Você está utilizando algum ingrediente ácido na sua receita? Provavelmente deve ser isso.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marinalva Nascimento Speltri

20 de out de 2018

comprei 2 litros leite de vaca a 15 dias, mesmo na geladeira ele azedou, como devo proceder para fazer a coalhada? Por favor me oriente, obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de out de 2018

Olá Marinalva,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

De uma olhda em algumas receitas que você pode fazer clicando aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

j0ana

3 de out de 2018

Como faço para descobrir qual vaca está com o leite ácido. provocando o coalhamento indesejável de todo o meu leite?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de out de 2018

Olá Joana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Neste link, você conhecerá formas de medir o pH do leirte: http://www.splabor.com.br/blog/medidor-de-ph/aprendendo-mais-testes-para-analise-triagem-do-leite/

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

 

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!