
Você está desempregado, precisa muito arranjar um emprego e ficou sabendo de uma oportunidade maravilhosa de trabalho em uma empresa muito respeitada em sua cidade. Definitivamente, é a grande chance de sua vida! No entanto, a tão sonhada vaga é muito concorrida e será disputada por candidatos com currículos tão bons quanto o seu. Neste caso, saiba que o grande diferencial, o fator que irá garantir a vaga a algum dos candidatos, será a tão temida entrevista. A pergunta é: Você está preparado para ela?
As entrevistas de trabalho deixam qualquer candidato apreensivo. É a última barreira entre você e a empresa para a qual pretende trabalhar. Um vacilo, um passo em falso nesta etapa tão decisiva e você põe todo um sonho a perder. No entanto, com algumas dicas é possível driblar a ansiedade e usar esta fase como aliada na busca por uma posição no mercado. São elas:
1 - Saiba tudo sobre a empresa e sobre a vaga oferecida
Faça uma pesquisa sobre a empresa antes de encarar a entrevista. Procure informações na internet, com conhecidos, ou qualquer outro mecanismo que possa te munir de informações como, sua política interna, posicionamento de mercado e projetos em desenvolvimento. Também é importante recolher informações sobre a vaga oferecida. Ao perceber o seu total interesse pela empresa, sua segurança ao falar sobre ela e sobre a vaga, o entrevistador somará muitos pontos a seu favor.
2 - Treine em casa
Para aumentar a sua segurança e evitar os famosos “brancos” no momento da entrevista, treine em sua casa. Faça um roteiro de perguntas e respostas que supostamente o entrevistador faria, chame um amigo para lhe ajudar e treine em casa. Para o entrevistador, não há nada pior que um candidato despreparado. Acrescente à lista uma série de pontos positivos a seu favor, ou seja, diga-lhes o quanto você tem a oferecer e o quanto a empresa tem a ganhar com a sua contratação. Mas, atenção: não fique se elogiando demais, porque ninguém é perfeito, e isso pode gerar desconfiança no profissional que está conduzindo a entrevista.
3 - Esteja por dentro das atualidades
Faça um bom uso da leitura. Aprimore seus conhecimentos com os jornais, revistas e outros. Quanto mais atualizado você estiver, melhor, já que mostrar conhecimento e entendimento em temas atuais é um diferencial significativo aos olhos do empregador.
4 - Vista-se de acordo com o cargo
O ideal, quando o assunto é “o que vestir para uma entrevista”, é que o candidato use roupas de acordo com o cargo pretendido e da área de atuação. De nada adianta vestir terno e gravata se o objetivo da entrevista é conquistar uma vaga no almoxarifado. Na dúvida sobre o que vestir, não faça cerimônia e pergunte diretamente à pessoa que o convidou para a entrevista.
5 - Tenha momentos de lazer
Para algumas empresas, é extremamente importante que o candidato tenha momentos de descontração, pois um funcionário que só trabalha acumula cansaço e estresse, e esses dois fatores, mais cedo ou mais tarde, sempre acarretam em um grande problema. Portanto, não se sinta inibido ao contar para o entrevistador, caso seja perguntado, é claro, que você joga truco com os amigos ou que sai para andar de bicicleta aos finais de semana.
6 - Prepare-se para as perguntas descabidas
Atualmente, para medir o grau de sagacidade dos candidatos, as empresas estão fazendo perguntas descabidas aos mesmos, no momento da entrevista. O propósito é ver se eles têm senso de humor e criatividade para saírem de situações difíceis, com boa dose de humor. Sendo assim, prepare-se com perguntas do tipo: Como você coloca cinco elefantes em um fusca? Ou ainda, como você dobra uma esquina? Lembre-se: o mais importante é o raciocínio adotado e a criatividade na resolução.
7 - Seja ético
Valores como ética e postura profissional fazem a diferença em uma entrevista de emprego. Sendo assim, controle-se ao falar do seu antigo emprego. Nada de denegrir a imagem de algum profissional para o qual já tenha trabalhado, por pior que ele tenha feito a você. Lembre-se: os empregadores de hoje podem ser o ex-patrões de amanhã e se você fala mal do seu antigo trabalho hoje, poderá repetir a dose futuramente.
8 - Relate suas experiências em outras áreas, mas com cuidado
Contar para o recrutador suas experiências no desenvolvimento de outras tarefas, de fato, é muito interessante para a empresa e conta pontos a seu favor. No entanto, você tem de manter o foco na vaga disputada. Sendo assim, nada de fazer com que o recrutador pense que você é, na verdade, ideal para outra função.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Guilhermo Benitez/Luandre

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.