
Dispensação de produtos farmacêuticos é uma forma técnica de demonstrar que a comercialização de medicamentos e produtos para a saúde não se resume a uma venda. Nela, o farmacêutico e o atendente de farmácia devem repassar aos clientes/pacientes informações relacionadas ao produto que está adquirindo. Informações sobre posologia, tratamento e reações adversas devem ser repassadas somente pelo farmacêutico. Entretanto, explicações ao paciente (principalmente o repasse das informações constantes na prescrição médica), devem ser repassadas pelos atendentes de farmácia.
O termo dispensação de produtos farmacêuticos é amplamente utilizado entre os profissionais farmacêuticos. “Conceitualmente, a dispensação de medicamentos e produtos para saúde representa a principal atividade farmacêutica, entre as várias desenvolvidas tanto no meio hospitalar como em farmácias e drogarias, e a principal demanda dos consumidores”, afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança, em Livro+DVD e Curso Online.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia(Brasil), consiste no “Ato do farmacêutico de orientação e fornecimento ao usuário de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não”.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.